Estufa móvel é ideal para plantio hidropônico em cidades

Screen Shot 2015-02-13 at 9.29.46 AM

O Cityblooms é um sistema ideal para a agricultura urbana. Com o tamanho aproximado de uma cama, o equipamento funciona como uma estufa tecnológica, que pode ser removida e transportada para qualquer lugar.

De acordo com o fundador da marca, o modelo é ideal para ser usado em telhados de residências e prédios, estacionamentos, terrenos abandonados e até em pequenos becos. Os únicos pré-requisitos para a instalação do Citybloom são: espaço, água e um cabo para conectá-lo à rede elétrica.


Foto: Divulgação

Externamente o sistema não parece ter nada demais, mas muita coisa acontece sob a estrutura. O cultivo é feito de maneira hidropônica, ou seja, os alimentos são cultivados na água e não na terra. Assim sendo, a estufa conta com ventiladores interligados, pulverizadores de água, fossas, bombas e filtros, para que cada unidade seja capaz de manter os níveis adequados de temperatura e umidade.

Os criadores consideram o equipamento como um robô modular para o cultivo de alimentos. Segundo a empresa, um conjunto com dez unidades, que ocuparia um espaço de 120 metros quadrados, é capaz de produzir semanalmente 27 quilos de alimentos.


Foto: Divulgação

Além de ser eficiente em termos produtivos, o sistema também é muito mais eficiente no consumo de água. Em declaração ao site Grist, Nick Halmos, fundador da companhia, explicou que o modelo gasta 80% menos água do que o plantio tradicional em terra. Para facilitar, todo o funcionamento do Citybloom pode ser acompanhado e controlado através de um aplicativo para celular ou tablet.

Redação CicloVivo: http://ciclovivo.com.br/noticia/estufa-movel-e-ideal-para-plantio-hidroponico-em-cidades

Print Friendly, PDF & Email