Bairro de Recife ganha 143 novas árvores para diminuir o calor

Screen Shot 2015-02-13 at 9.33.22 AM

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (SMAS) concluiu nesta semana o plantio de 143 novas árvores no bairro do Bongi, um dos mais áridos da cidade. As mudas são plantadas nas calçadas e têm a função de criar microclimas nas vias para amenizar as temperaturas na área.

Com menos de 25% de cobertura verde, o bairro recebeu 11 espécies de plantas nativas da Mata Atlântica. A maioria das mudas é de grande porte, a exemplo do Bordão, Pau Ferro, Ipês Amarelo e Branco. Nove ruas do bairro serão beneficiadas com a ação, que representará o acréscimo de 3.947 m2 de área de copa.

“No Recife, a cobertura verde está mais concentrada nas áreas de preservação ambiental, enquanto as vias urbanas apresentam uma carência. Somada ao processo de urbanização, a falta de árvores contribui na formação de ilhas de calor. Por isso, estamos concentrando esforços para arborizar a malha viária, priorizando as espécies nativas. Ações como essas proporcionarão conforto térmico e melhoria na qualidade de vida das pessoas”, ressaltou a secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa.

Essa iniciativa é executada por meio de uma compensação ambiental estabelecida pelo Município à Boa Vista Construtora, integrando o Projeto de Revitalização de Áreas Verdes (PRAVs). A mitigação é promovida sempre que uma companhia opta por erguer empreendimentos em setor de sustentabilidade ambiental, isto é, em quadras situadas às margens de rios e cursos d’água, ou ainda em quadras limítrofes ao Parque dos Manguezais e cais da cidade.

Além do plantio, a empresa fica responsável por fazer a manutenção das plantas por um ano, incluindo todos os tratos culturais (adubar, corrigir o solo, irrigar etc). Em caso de morte do vegetal, é necessário fazer o replantio. Os custos e a execução da iniciativa ficam a cargo da instituição privada, sendo orientada e fiscalizada pela SMAS.

Da Prefeitura de Recife 

Print Friendly, PDF & Email