Usina nuclear da Ucrânia sofre acidente em reator

Johannes Eisele/AFP

Johannes Eisele/AFP

Kiev – A usina nuclear (http://www.exame.com.br/topicos/usinas-nucleares) de Zaparozhie, na Ucrânia (http://www.exame.com.br/topicos/ucrania), a maior da Europa, sofreu um acidente em 28 de novembro em seu terceiro reator mas não há risco de radiação, informou nesta quarta-feira o ministro ucraniano de Energia, Vladimir Demchisin.

“Não há nenhuma ameaça. A avaria aconteceu no terceiro bloco da usina atômica de Zaparozhie, no sistema de distribuição de eletricidade. De nenhuma maneira está relacionado com a geração de eletricidade nem com o reator nuclear. Não há vazamento de radiação”, disse o ministro em entrevista coletiva, segundo a imprensa local.

O dirigente acrescentou que o acidente se deveu a um curto-circuito e que neste momento “estão sendo feitos todos os esforços para consertar o problema”.

O ministro anunciou que a usina nuclear deverá voltar a funcionar plenamente na sexta-feira.

“De acordo com especialistas, entre hoje e amanhã vão ser realizados testes no bloco, e na sexta a usina trabalhará com potência total”, afirmou o ministro.

Anteriormente, o recém reeleito primeiro-ministro da Ucrânia, Arseni Yatseniuk, comunicou na primeira reunião do gabinete que tinha ocorrido um acidente na usina nuclear, e ordenou ao ministro de Energia que concedesse uma entrevista coletiva.

No próprio site da usina nuclear informou-se sobre a avaria e que o reator número três tinha sido desligado.

A agência de notícias “Unian” informou que o bloco foi desligado em 28 de novembro e que por causa de isso várias localidades da região e de outras partes da Ucrânia sofreram cortes de energia.

A central está situada na região de Zaparozhie, no sudeste russófono do país, próximo a Donetsk.

Em 26 de abril de 1986, a usina nuclear ucraniana de Chernobyl foi cenário do acidente nuclear mais grave da história.

(EXAME)
Fonte: http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/usina-nuclear-da-ucrania-sofre-acidente-em-reator 

PrintFriendly and PDF