Unesco defende que desenvolvimento sustentável faça parte do currículo escolar

Suzana Camargo

Screen Shot 2014-12-11 at 4.43.02 PM

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) pediu que a educação para a sustentabilidade esteja na agenda de compromissos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que serão definidos pela ONU em 2015.

O pronunciamento da entidade foi feito durante encontro realizado em Nagoia, no Japão, para marcar o encerramento do fim da Década das Nações Unidas de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, iniciada em 2005.

O setor registrou alguns avanços, mas ainda há muito o que ser feito. Especialistas internacionais e estudantes do mundo todo, inclusive do Brasil, debateram estratégias para melhorar o ensino e como o tema sustentabilidade deve fazer parte do currículo das escolas.

Participaram da reunião de três dias cerca de 1.100 representantes de 148 países. Para eles, é urgente que se invista na formação de professores e mobilização da juventude. No próprio Japão, apenas 20% da população diz saber o que é educação para o desenvolvimento sustentável.

No Brasil, ainda se luta para oferecer uma educação de base de qualidade aos alunos das escolas públicas. De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo IBGE em 2013, 8,5% dos brasileiros com 15 anos ou mais são analfabetos. Já o número de pessoas com 10 anos ou mais que não têm instrução, ou estudaram menos de um ano, é de 16 milhões.

Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticias/unesco-defende-desenvolvimento-sustentavel-faca-parte-curriculo-escolar-817557.shtml?utm_source=redesabril_psustentavel&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_psustentavel

Print Friendly, PDF & Email