fbpx

ONU alerta para mais secas, inundações e incêndios florestais na Europa

O Painel Intergovernamental da Organização das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (IPCC) alertou hoje (31) para maior risco de secas, inundações e incêndios florestais na Europa devido aos efeitos das mudanças climáticas tanto a curto quanto a médio prazo.

A conclusão consta do relatório apresentado em Yokohama (Japão), elaborado por cerca de 500 cientistas e representantes políticos, em que é analisado o conhecimento atual das mudanças climáticas e o seu impacto no homem e na natureza em diferentes pontos do mundo.

Trata-se de “um dos mais completos relatórios científicos da história”, disse o secretário da Organização Meteorológica Mundial (OMM), Michel Jarraud, em entrevista durante a apresentação do documento.

“Não há nenhuma dúvida de que o clima está mudando”, acrescentou, e que “95% dessas mudanças devem-se à ação humana”.

O relatório apresentado pelo IPCC – criado pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente e pela OMM – analisa os efeitos das alterações climáticas atualmente, a médio (entre 2030 e 2040) e a longo prazo (2080-2100), tendo em conta um aquecimento global entre 2 e 4 graus centígrados, baseado em projeções atuais.

No caso da Europa, as mudanças climáticas vão provocar um aumento das restrições de água devido à “significativa redução da extração dos rios e aquíferos subterrâneos” combinada com o aumento da procura para irrigação, energia, indústria e uso doméstico, diz o documento citado pelas agências internacionais.

O processo será intensificado em determinadas áreas do continente, devido à maior perda de água por meio do seu processo natural de evaporação, particularmente no Sul da Europa”, acrescenta o relatório.

Outro risco para a Europa refere-se ao aumento do calor, que pode ter impacto negativo na saúde e no bem-estar da população, na produtividade, na produção agrícola e na qualidade do ar, bem como ao risco de incêndios florestais “no Sul do continente e no Extremo Norte da Rússia”.

No relatório, o IPCC alerta, além disso, para a maior probabilidade de inundações nas zonas costeiras devido à crescente urbanização, ao aumento do nível do mar e à erosão da costa.

A fim de atenuar esses riscos, o IPCC apela aos líderes políticos para que tomem medidas a fim de reforçar os sistemas de vigilância, advertindo para “eventos climáticos extremos”, melhorem a gestão de recursos hídricos e as políticas para promover a poupança de água ou para combater os incêndios florestais.

“Reduzir esses riscos dependerá da nossa capacidade de mitigar os efeitos das mudanças climáticas e de os adaptar às nossas sociedades”, destacou Chris Field, vice-presidente do grupo de trabalho da ONU.

O presidente do IPCC, Rajendra Pachauri, destacou, em particular, a necessidade de redução das emissões de gases de efeito estufa, um fator “do qual dependerá aquilo que ocorrer em muitas partes do mundo nos próximos anos”.

 

Fonte: Agência Brasil

Foto: Patricia Patriota
Foto: Patricia Patriota

 


Publicado

em

, ,

por

Comentários

Uma resposta para “ONU alerta para mais secas, inundações e incêndios florestais na Europa”

  1. Avatar de Antônio Lopes da Silva
    Antônio Lopes da Silva

    Tantos falam do aquecimento Global e não apresentam uma solução, para resolver o problema. O Governo da China quer fechar 300, empresas poluidoras do ar. Para resolver o problema da poluição do AR, com fumaças e poeiras, emitidas pelas indústrias que trabalham queimando combustíveis fóssil, eu tenho o projeto do equipamento, patenteado e deferido, PI-0823513-9, está em oferta de licença para fins de exploração no INPI. Solicite mais detalhes pelo E-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.