Manta com lâmpadas de LED aumenta os resultados de treinos esportivos

Reprodução

Reprodução

Por  Roberta Machado, Correio Braziliense

Produto criado por brasileiros deve chegar ao mercado ainda este ano

Pesquisadores brasileiros trabalham no desenvolvimento de um equipamento composto de diodos emissores de luz (LED) que pode melhorar a performance muscular de atletas e praticantes de musculação. Trata-se de uma manta feita de material plástico e coberta com dezenas de lâmpadas de tamanhos variados, facilmente adaptável a diferentes partes do corpo e possível de ser usada por pessoas de todos os tamanhos. O produto, no qual trabalham cientistas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade de São Paulo (USP), deve chegar ao mercado até o fim do ano.

A manta de LED pode emitir luz em dois diferentes comprimentos de onda: vermelho e infravermelho. Com graus diferentes de penetração na pele, os dois tipos de luz podem ser usados em conjunto para um tratamento mais completo. O número de diodos aplicados sobre a manta varia de acordo com a área do corpo em que a terapia é aplicada.

“Nós desenvolvemos a manta inicialmente para aplicação sobre o quadríceps femoral, que é um músculo grande. Numa primeira tentativa, fizemos com 50 LEDs e, depois, aumentamos para 200. Isso aumentou a potência do equipamento”, conta Cleber Ferraresi, que trabalhou no desenvolvimento da manta como estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UFSCar. Segundo Ferraresi, o grupo ainda está à procura de uma empresa interessada em fabricar o equipamento, que teve a patente depositada em 2011.

O conceito foi testado em testes clínicos, nos quais os voluntários foram divididos em dois grupos. Ambos foram submetidos a exercícios de musculação durante 3 meses, mas somente metade deles recebeu a fototerapia após as sessões de treino. O restante recebeu uma manta que apenas simulava o tratamento (placebo). Além do treinamento de força, os participantes passaram por uma detalhada análise genética, que avaliou a mudança no padrão de expressão gênica de cada um. Eles foram submetidos ainda a uma biópsia muscular da coxa antes e depois do período de treinamento.

(Correio Braziliense)
Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/tecnologia/2014…ampadas-de-led-aumenta-os-resultados-de-treinos-esportivos.shtml Page 1 of 2 

 

 

PrintFriendly and PDF