Farmacinha natural

Sucos calmantes, compressas, infusões cicatrizantes e xaropes estão entre os remédios caseiros que podem ser preparados em casa com ervas medicinais. Nesta horta planejada pelo paisagista Roberto Riscala, elas são aproveitadas pela moradora em chás revigorantes, mas damos mais receitas

 

1. MALVA
Infusão cicatrizante. Eficiente em gargarejos para dor de garganta e bochechos contra gengivite.
Receita: ferva uma xícara de água, desligue o fogo e acrescente uma colher de sopa da planta fresca. A infusão deve descansar por dez minutos e ser usada ainda morna.

2. CAPIM-LIMÃO
Suco digestivo e calmante.
Receita: faça um litro de limonada (água, suco de dois limões e açúcar a gosto) e acrescente uma xícara de chá de capim-limão. Bata bem e coe duas vezes para tirar o excesso de fibras cortantes.

3. GUACO
Xarope expectorante e broncodilatador. Ótimo para controlar tosses.
Receita: derreta 200 g de açúcar com cravo, canela e um limão (cortado em quatro, com casca). Acrescente 500 ml de água e sete folhas de guaco. Deixe apurar, apague o fogo e coloque uma colher de sopa de camomila. Coe a mistura e tome uma colher duas vezes por dia.

4. HORTELÃ
Água refrescante para enjoos.
Receita: acrescente um maço de hortelã, rodelas de laranja e de limão-siciliano em um litro de água.

5. BOLDO
Água digestiva, indicada para problemas hepáticos. Também dá realce à pele, se consumida por uma semana.
Receita: para ½ copo de água gelada, coloque uma folha grande de boldo. Deixe descansar por dez minutos antes de ingeri-la.

6. MELISSA
Infusão calmante.
Receita: ferva um litro de água, desligue o fogo e acrescente duas partes de capim-limão, uma parte de melissa e ½ parte de manjericão. Espere dez minutos até consumi-la.

7. ARNICA
Tintura ideal para aliviar as dores de contusões e torções.
Receita: coloque 20 g de arnica em 100 ml de álcool e deixe descansar por dez dias. Armazene o concentrado em uma garrafa bem fechada e, quando necessário, dilua em ½ litro de água. Passe sobre a contusão. Importante: não use a tintura em feridas abertas.

8. POEJO
Compressa calmante, eficaz contra picadas de insetos.
Receita: lave as folhas do poejo e coloque sobre as picadas. A planta alivia o incômodo da coceira.

 

http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Paisagismo/Horta/noticia/2013/05/farmacinha-natural.html

 

Print Friendly, PDF & Email