Dica de garoto de 8 anos faz prédio reduzir consumo de água pela 1a vez no ano

por Isabela Leite

Reprodução

Reprodução

Um prédio na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo, conseguiu reduzir o consumo de água pela primeira vez no ano após a dica de economia dada por um morador de oito anos. A dentista Carolina Curti, que é mãe do garoto Henrique Ferrara Curti, de 8 anos, contou que ele aprendeu com uma colega de escola a colocar baldes embaixo do chuveiro enquanto a água do chuveiro a gás esquenta, evitando o desperdício.

Ao sair da aula, o menino pediu aos pais que fizessem o mesmo em casa. “Isso foi bem na semana que o Cantareira estava em nível bem crítico, ainda na discussão do uso da segunda cota do volume morto. Quando meu marido chegou para buscá-lo, ele falou: papai, minha coleguinha falou isso. vamos fazer isso em casa?”, disse a dentista (veja aqui o passo a passo para armazenar a água em baldes enquanto o chuveiro esquenta).

A ideia de Henrique Curti não ficou restrita ao apartamento onde ele mora com os pais. Ele pediu para que o pai escrevesse um bilhete e divulgasse uma dica para os moradores do prédio. No bilhete fixado no elevador, o menino, que na época tinha 7 anos, contou o que aprendeu na escola: “Enquanto a água do chuveiro a gás não esquenta, deixe-a cair dentro de um balde. Use essa água após fazer xixi, ao invés de dar a descarga”.

Moradores que leram o recado escreveram mensagens como “boa ideia” e “muito bom, já estamos usando”. A iniciativa de Henrique deu resultado. Um comunicado do síndico divulgado no início de dezembro apontou que o prédio recebeu bônus de R$ 576,72 e economizou R$ 1.341,36 na conta da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O consumo no condomínio caiu de 527 m3 para 452m3 de água no mês passado. Cada m3 equivale a 1 mil litros de água.

“Foi muito legal saber que todo mundo gostou e que está fazendo. Teve gente que contou que até comprou mais baldes. Ele fica muito contente em saber que uma ideia que ele trouxe dentro do condomínio está funcionando. Quando a conta chegou e meu síndico colocou o comunicado, ele leu e ficou super feliz”, afirmou a mãe do menino.

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/blog/como-economizar-agua/post/dica-…-8-anos-faz-predio-reduzir-consumo-de-agua-pela-1-vez-no-ano.html 

Print Friendly, PDF & Email