Califórnia precisa de 42 trilhões de litros de água para acabar com seca

Por  José Eduardo Mendonça

Foto: slwroking2/creative commons

Foto: slwroking2/creative commons

É a primeira estimativa, feita com uso de satélites

É uma quantidade que salta aos olhos – 42 trilhões de litros de água para terminar com uma seca que já dura três anos e vem causando prejuízos incalculáveis à economia do estado. Este é o déficit em níveis sazonais normais este ano nas bacias de Sacramento e San Joaquin.

É a primeira estimativa da extensão do desastre, feita por uma equipe da Nasa com satélites Grace, dedicados ao exame de questões climáticas. Os dados foram apresentados ontem em encontro da Sociedade Geofísica Americana, e o volume é maior do que os residentes do estado usam anualmente.

A região vem sendo atingida por tempestades de outono, trazendo centímetros de precipitação mais que necessários, mas não suficientes. “Chuvas recentes não são razão para relaxarmos nossos esforços de conservação“, disse recentemente Felicia Marcus, presidente da entidade de controle e recursos da Califórnia.

Na semana passada, quase 95% da região se encontrava em uma condição de seca variando de “severa” a “excepcional”, de acordo com o Monitor de Secas dos EUA. Mais chuvas podem alterar este percentual. “Demora anos para entrarmos em uma seca desta severidade, e provavelmente vai demorar anos de grandes tempestades para sairmos dela”, afirmou Jay Famiglietti, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa.

“Medidas aéreas e em terra da mudança do planeta, sua altura de superfície e gravidade nos permitem agora mensurar e analisar características de secas melhor do que antes, incluindo detectar quando começam e terminam e qual sua magnitude em qualquer momento no tempo”, disse Famiglietti , de acordo com a Science Daily.

(Planeta Sustentável)
Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planeta-urgente/california-precisa-de-42-trilhoes-de-litros-de-agua-para-acabar-com-seca/?utm_source=redesabril_psustentavel&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_psustentavel_planetaurgente

 

PrintFriendly and PDF