fbpx

Alunos de universidade fabricam embalagens com bagaço de cana

Screen Shot 2014-12-17 at 9.34.54 AM

 

Embalagens biodegradáveis e autodesmontáveis para transporte de frutas, hortaliças e bebidas foram desenvolvidas por um grupo de alunos da Faculdade de Zooctenia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, em Pirassununga (SP).

O projeto utiliza painéis produzidos com resíduos de bagaço de cana de açúcar e resina poliuretana à base de óleo de mamona. Além de ocuparem menos espaço e de serem uma alternativa às caixas de madeira, as embalagens representam mais uma opção para reaproveitar os resíduos da indústria.


Foto: Divulgação

Como foi feito

Após a secagem em estufa, o bagaço de cana foi moído para obtenção de partículas de até oito milímetros. Em seguida, misturado à resina poliuretana à base de óleo de mamona. A mistura foi colocada em molde e posteriormente em uma prensa termo-hidráulica para dar forma e estrutura de painel. Foram realizados vários ensaios físicos e mecânicos para determinar densidade, inchamento em espessura, a absorção de água e resistência à flexão.

A partir desses painéis foram fabricados três modelos de embalagens: transporte de bebidas, transporte de frutas médias (laranja, pera e maçã) e embalagem autodesmontável para transporte de frutas pequenas (morangos e uvas). Os pesquisadores estão estudando atualmente a fabricação de outros modelos de caixas e embalagens para o setor alimentício.

Confira abaixo um vídeo sobre a pesquisa:

Para mais informações, acesse Agência USP.

Fonte: http://ciclovivo.com.br/noticia/alunos-da-usp-fabricam-embalagens-com-bagaco-de-cana

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.