fbpx
Terra pode alcançar novo recorde de calor

Terra pode alcançar novo recorde de calor

Os índices de medição registram altas temperaturas até mesmo no inverno. De acordo com um estudo recente, essa tendência pode levar a terra a atingir um recorde de calor.

A previsão é dos pesquisadores da Universidade Estadual do Oregon e da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, que realizaram um estudo em que reconstruíram a temperatura média da Terra nos últimos 11,3 mil anos.

O intuito era compará-la aos níveis atuais. Fazendo isso, eles analisaram que a Terra está mais fria em relação à sua época mais quente desse período. Porém, também detectaram que se os modelos dos climatologistas estiverem corretos, um novo recorde será alcançado até o final do século.

Para estimar a temperatura global (e local) de 11 mil anos, o estudo levantou informações sobre 73 localidades ao redor do mundo, utilizou amostras de fósseis em sedimentos oceânicos e técnicas matemáticas para preencher lacunas de dados para assim recriar a variação climática da Terra.

Apesar de não parecer um estudo novo, os pesquisadores conseguiram apresentar os dados mais antigos de temperaturas, pois até então havia análises sobre, no máximo, dois mil anos atrás.

“Nós sabíamos que, em uma escala global, a Terra é mais quente hoje do que era há dois mil anos. Agora sabemos que as temperaturas são mais altas do que na maior parte dos últimos 11,3 mil anos”, afirmou o pesquisador Shaun Marcott, um dos autores.

O estudo não mostra a variação exata ocorrida em um tempo curto, ou seja, cada ponto apresentado nos dados é como se representasse a temperatura em um período de 120 anos. Mesmo assim, sabe-se que a alta é mais permanente nos últimos 200 anos. A preocupação é que esse aquecimento atinja um nível nunca alcançado, caso nada seja feito até 2100. A pesquisa foi publicada revista científica “Science”.

* Com informações do G1 e Folha.

(CicloVivo)

Terra pode alcançar novo recorde de calor
Terra pode alcançar novo recorde de calor

Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.