fbpx
Suécia com falta de... lixo

Suécia com falta de… lixo

A Suécia está vivendo um “sonho ambiental”. De todo o lixo doméstico produzido no país, apenas 4% vai parar em aterros sanitários.

Através de várias iniciativas e até mesmo leis que estipulam a separação de lixo reciclável, os índices de reaproveitamento do lixo sueco se encontram bem altos. Há uma política chamada de Responsabilidade Estendida do Produtor que obriga as empresas a alcançarem níveis de reciclagem específicos. Para isso, o que se adotou foi um sistema de coleta chamado de “bring” (em inglês, “traga”), onde as pessoas separam o lixo de casa em várias categorias e depois o levam a parques com contêineres para cada tipo de resíduo. A responsabilidade das pessoas na separação do lixo foi reforçada pelas taxas de aterro que foram implementadas pelo governo, através da qual um imposto é cobrado proporcional à quantidade de lixo nesses locais.

Apesar da alta eficiência, o sistema é complexo. As pessoas precisam dividir o lixo em diversas categorias. Além do resíduo orgânico, os materiais recicláveis são separados em metais, plásticos duro e mole, três tipos diferentes de papéis e vidro, além de garrafas PET e resíduos que podem ser tóxicos. Por exigir um processo bastante trabalhoso, essa estrutura de seleção de resíduos não é considerada muito prática para a população.

O lixo na Suécia também é utilizado para a fabricação de energia e calefação para uma parte considerável da população. Através da incineração de resíduos e dos “district heatings”, centros para distribuição de calefação, cerca de 810 mil lares são abastecidos com calor e quase 250 mil com eletricidade.

Atualmente, o país escandinavo importa 800 mil toneladas de lixo de outros países da Europa todo ano, como aponta o Huffington Post. Isso para incrementar a quantidade de material para ser incinerado em seu programa energético. Todo esse cenário é um exemplo perfeito de que, através de leis e medidas eficientes estabelecidas pelo governo, é possível alcançar níveis de sustentabilidade e preservação ambiental bem interessantes.

* Com informações do Green Alliance UK

(Consumidor Moderno Consciente)

Suécia com falta de... lixo
Suécia com falta de… lixo

Publicado

em

, ,

por

Tags:

Comentários

4 respostas para “Suécia com falta de… lixo”

  1. Avatar de alice juane
    alice juane

    gostei desse texto

  2. Avatar de Ana
    Ana

    Que ótima notícia!e que fantástica iniciativa da Suécia. Demos alguns pequenos passos no Brasil em relação a separação de material reciclável, mas ainda há muito a se fazer e se conscientizar…. Dá trabalho separar todo o material e depois da trabalho encontrar locais sérios que façam corretamente o descarte do material….
    Eu que o diga….
    Mas quer saber!? Vale a pena o esforço…

  3. Avatar de Araci Müller
    Araci Müller

    Nós também podemos.Não precisamos esperar por uma ordem politica. Cada um faça a sua parte.

  4. Avatar de Edson da Silva
    Edson da Silva

    Se foi possível na Suécia, também é possível no Brasil. Fiquei mais animado!!!
    Parabéns ao governo da Suécia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.