Roda elétrica para aviões diminui poluição e preços das passagens

Tecnologia aplicada no taxiamento das aeronaves consegue poupar até 700 dólares por voo realizado.  Foto :Reprodução/Youtube

Tecnologia aplicada no taxiamento das aeronaves consegue poupar até 700 dólares por voo realizado.
Foto :Reprodução/Youtube

Uma empresa de tecnologia de Gibraltar desenvolveu um sistema de rodas elétricas para aeronaves, a fim de diminuir as emissões de carbono durante os voos e ainda proporcionar ganhos às companhias aéreas. Chamado de Wheeltug, o potente sistema economiza cerca de 700 dólares em combustíveis a cada voo – e que, num futuro próximo, pode colaborar com a redução do preço das passagens.

Pouca gente sabe, mas é nos aeroportos que os aviões mais gastam combustível, durante o taxiamento (enquanto se preparam para decolar e após o pouso). Produzindo uma força suficiente para carregar mais de 600 toneladas, as rodas elétricas especiais cumprem a mesma função das convencionais, sem depender da queima de combustíveis enquanto permanecem no solo.

Por enquanto, apenas a companhia aérea israelense El-Al Airlines utiliza o sistema, e já se espera uma economia milionária ao final do primeiro ano de uso. Assim, quanto maior a utilização das rodas elétricas, mais baixos tendem a se tornar os preços das passagens, de acordo com as expectativas do site Techyzmundo.

A expectativa é que, muito em breve, o sistema deva se popularizar mais, ganhando adesão de mais companhias aéreas pelo mundo.  Também é preciso considerar que, um acordo firmado por diversos países, determina que, até 2050, as emissões de poluentes na aviação sejam diminuídas a valer – o que pode alavancar a venda das rodas livres de combustíveis.

A expectativa é que, muito em breve, o sistema deva se popularizar mais, ganhando adesão de mais companhias aéreas pelo mundo.  Também é preciso considerar que, um acordo firmado por diversos países, determina que, até 2050, as emissões de poluentes na aviação sejam diminuídas a valer - o que pode alavancar a venda das rodas livres de combustíveis.  Por Gabriel Felix - Redação CicloVivo

(Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo)
Fonte: http://ciclovivo.com.br/noticia/roda-eletrica-para-avioes-diminui-poluicao-e-pode-abaixar-precos-das-passagens

PrintFriendly and PDF