fbpx

Projeto é desenvolvido para avaliar impacto de coral bio-invasor

Espécie natural dos Oceanos Índico e Pacífico vem causando prejuízo ecológico em Santa Catarina

Projeto é desenvolvido para avaliar impacto de coral bio-invasor

 

O Litoral de Santa Catarina está sendo invadido pelo coral-sol, espécie natural dos Oceanos Índico e Pacífico. Para isso, um projeto foi desenvolvido especificamente para estudar o impacto causado por esse bio-invasor. O objetivo desse projeto é subsidiar análises futuras de impactos potenciais sobre essas populações, que quando encontradas são removidas.

A espécie está causando prejuízo ecológico em Santa Catarina, desalojando exemplares nativos. O coral-sol foi encontrado pela primeira vez nas décadas de 1980 e 1990, no Litoral do Rio de Janeiro. Desde 2008, vários focos vêm sendo descobertos também nos estados da Bahia, Espírito Santo e São Paulo, se estendendo por toda a costa brasileira.

O projeto desenvolvido cria atividades de pesquisa, manejo e educação para identificar e acompanhar o coral-sol, por meio de ações como monitoramento de costões rochosos, através de mergulho, e também das regiões portuárias de Imbituba, Itajaí e São Francisco do Sul, bem como a abundância de corais nativos.

Em 2012, mais de 300 colônias de coral-sol da espécie Tubastraea coccinea foram descobertas na Ilha do Arvoredo, dentro da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, e removidas. Os estudos são realizados e desenvolvidos em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Ekko Brasil. Conta, ainda, com o apoio do Fundo Costa Atlântica da Fundação SOS Mata Atlântica.

 

(NoPátio)
Foto: Bruna Gregoletto

Fonte: http://www.nopatio.com.br/ecofriendly/projeto-e-desenvolvido-para-avaliar-impacto-de-coral-bio-invasor/

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.