Porque vestir produtos de algodão orgânico?

O algodão é a fibra natural mais utilizado pela indústria têxtil no mundo. Ele veste metade da humanidade e nos últimos anos pode ser produzido de maneira mais sustentável. Baseado nos últimos avanços da indústria têxtil para tecidos ecológicos, a organização americana Anvil estudou o impacto da produção de quatro blusas da sua própria produção.

Os produtos analisados foram:

1- Blusa de algodão convencional

2- Blusa de algodão reciclado

3- Blusa de algodão orgânico

4- Blusas de garrafas PET

Vamos aos resultados:

A blusa que menos emitiu gases do efeito estufa foi a de algodão orgânico (3,09 Kg de CO2), seguida pela blusa produzida por PET (3,29 kg de CO2), a de algodão convencional (3,87 kg de CO2) e por último a de algodão reciclado (3,99 kg de CO2), pois considera-se a produção original da blusa + a reciclagem.

Outro importante ponto a ser considerado é que a menor parte das emissões de gases poluentes é gerado na produção e transporte de matéria-prima, 9% e 2%, respectivamente. A maior parte é produzido durante seu dia-a-dia (60%)! Isso por que a energia utilizada para lavar e secar a blusa varia enormemente de um material para outro. Ou seja, no fim das contas, a blusa de algodão orgânico custa menos para o planeta e para você com as lavagens cotidianas.

Screen Shot 2013-12-19 at 6.05.26 PMScreen Shot 2013-12-19 at 6.11.24 PM

(Ambientalistas Em Rede)
Fonte: http://ambientalistasemrede.org/vestir-produtos-algodao-organico/

PrintFriendly and PDF