Pernambuco: 23,5 mil famílias do semiárido recebem cisternas

Cerca de 115 mil habitantes do semiárido pernambucano foram beneficiados até a segunda quinzena de março com cisternas do programa Água para Todos, instaladas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Desde 2012 a Companhia implantou 23.586 reservatórios em 29 municípios do estado. Cada cisterna pode armazenar 16 mil litros de água, quantidade suficiente para abastecer famílias de cinco pessoas por períodos de estiagem de até seis meses.

“Temos alcançado com o programa populações difusas, povoados, pequenas comunidades e famílias isoladas em zonas rurais. Os beneficiados encontram-se abaixo da linha da pobreza e regularmente vivem crises agudas de abastecimento de água”, afirma o superintende regional da Codevasf em Petrolina (PE), Luiz Manoel de Santana.  Os municípios beneficiados no estado são Afrânio, Águas Belas, Alagoinha, Araripina, Betânia, Bodocó, Brejinho, Cabrobó, Calumbi, Cedro, Custódia, Dormentes, Exu, Floresta, Itaíba, Jatobá, Lagoa Grande, Orocó, Ouricuri, Petrolândia, Petrolina, Santa Cruz, Santa Maria da Boa Vista, Serrita, Serrânia, Solidão, Terra Nova, Tupanatinga e Verdejante.

Em sua área de atuação com o Água para Todos – Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas, Piauí, Pernambuco e Maranhão –, a Codevasf instalou 53.156 cisternas desde o ano passado. As cisternas instaladas pela Companhia são de polietileno. As principais vantagens do material são a resistência, a rapidez de instalação e as condições de armazenamento, que impedem a incidência de luz solar e evitam a proliferação de algas que podem causar danos à água.

Fonte: Gazzeta do São Francisco

Pernambuco: 23,5 mil famílias do semiárido recebem cisternas

Pernambuco: 23,5 mil famílias do semiárido recebem cisternas

Print Friendly, PDF & Email