ONU quer garantir desenvolvimento industrial sustentável

Nova Declaração de Lima tem como objetivo ressaltar um crescimento econômico e contínuo

ONU quer garantir desenvolvimento industrial sustentável

Nessa segunda-feira (02), a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) adotou a Nova Declaração de Lima, que tem como objetivo salientar o desenvolvimento industrial inclusivo e sustentável como base para o crescimento econômico contínuo.

Há quase 40 anos, os Estados-membros adotaram essa mesma Declaração com a intenção de que a UNIDO pudesse se tornar uma agência especializada da ONU e pudesse também aumentar a participação mundial da produção industrial dos países em desenvolvimento.

“Apesar de integrar de forma equilibrada todas as três dimensões do desenvolvimento sustentável – econômico, social e ambiental -, acreditamos que as medidas eficazes para o desenvolvimento industrial sustentável e inclusivo devem englobar o reforço das capacidades produtivas de forma que sustentem a transformação estrutural da economia, encorajem o crescimento econômico – criando empregos decentes -, aumentem a produtividade e o desenvolvimento, a transferência e absorção de tecnologia e apoiem as pesquisas relacionadas ao desenvolvimento”, afirma o documento.

De acordo com o diretor-geral da UNIDO, Li Yong, o documento demonstra o apoio e a confiança dos Estados-membros na agência, que afirmam ser capaz de formar novas parcerias para o desenvolvimento. Para o secretário-geral da ONU, Ban Ki-monn, o mundo enfrenta a desigualdade, a volatilidade e a incerteza e que, por isso, é preciso produzir mais bens e serviços, utilizando menos recursos e gerando cada vez menos resíduos e poluição.

(No Pátio)
Foto: Reprodução
Fonte: http://www.nopatio.com.br/ecofriendly/onu-quer-garantir-desenvolvimento-industrial-sustentavel/

Print Friendly, PDF & Email