fbpx

“Livro Vermelho” lista espécies de plantas ameaçadas de extinção no Brasil

Pau Brasil, http://www.mercadoetico.com.br/arquivo/livro-vermelho-lista-especies-de-plantas-ameacadas-de-extincao-no-brasil/
Pau Brasil, http://www.mercadoetico.com.br/arquivo/livro-vermelho-lista-especies-de-plantas-ameacadas-de-extincao-no-brasil/

Mais de duas mil espécies de plantas estão ameaçadas de extinção no Brasil. O dado faz parte do Livro Vermelho da Flora do Brasil, um levantamento de 4.617 espécies da flora brasileira consideradas vulneráveis, que será divulgado na terça-feira, 3 de novembro.

Em uma previsão otimista, a amostra selecionada nessa primeira etapa representa um pouco mais de 10% das 44 mil espécies da flora brasileira – número total que o levantamento pretende abranger até 2020. Contudo, há estimativas que chegam até a 75 mil espécies existentes no País.

Selecionadas na primeira edição do Livro Vermelho por já terem sido descritas como ameaçadas de extinção, as plantas pertencem principalmente aos biomas Mata Atlântica e Cerrado, já inclusos nas 34 áreas com maior diversidade de espécies com alto risco de extinção em todo o mundo.

Diferenciados

A publicação do Livro Vermelho visa pautar novas políticas de conservação da flora brasileira. “A criação de novas unidades de conservação pode ser uma boa medida. Foi, sem dúvida, responsável pela preservação da flora amazônica”, destacou ao jornal OGlobo o coordenador do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora) do Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico, Gustavo Martinelli.

Ele acredita ainda que deve haver políticas diferenciadas para cada região. “Também precisamos investir em corredores verdes, ou seja, na integração de ecossistemas separados. Desta forma, garantimos a variabilidade genética de espécies isoladas. Seria uma medida eficaz especialmente na Mata Atlântica”, ressaltou Martinelli.

(EcoD)
Fonte: http://www.mercadoetico.com.br/arquivo/livro-vermelho-lista-especies-de-plantas-ameacadas-de-extincao-no-brasil/


Publicado

em

, ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.