Escolas Sustentáveis: Parceria Sesc e Senac procuram Ambientalistas em Rede e MEC para debater sobre o tema

Está no ar parte do debate produzido pelo Programa de Radio Sintonia Sesc Senac sobre Escolas Sustentáveis. O debate contou com a participação de Ronaldo de Carvalho Augusto, coordenador do Ambientalistas em Rede, José Vicente de Freitas, coordenador geral de Educação Ambiental do MEC, e Eliane Steuck, gestora da Escola Básica Professor Martinho Gervasi, Itajaí, Santa Catarina.

Escolas Sustentáveis: Vamos cuidar do Brasil

Escolas Sustentáveis: Vamos cuidar do Brasil

Escolas Sustentáveis é um programa de educação ambiental dirigido a escolas públicas e particulares e que tem como objetivo a criação de uma cultura de sustentabilidade, a partir do fortalecimento de hábitos e comportamentos sustentáveis na escola, na família e na comunidade. O programa atua em duas frentes:

* Estímulo a mudança de comportamento e promoção de atitudes e práticas sustentáveis entre alunos, professores, funcionários e membros da comunidade escolar.

* Promoção da melhoria dos indicadores de sustentabilidade da escola como consumo de água, consumo de energia, minimização de resíduos sólidos, ambiente escolar e biodiversidade.

Vale lembrar que sustentabilidade é algo amplo e que não está restrito somente aos indicadores econômicos. De acordo com o debate realizado no “The Rio Climate Challenge 2013″, realizado em novembro (http://ambientalistasemrede.org/the-rio-climate-challenge-2013-acompanhe-debate-conferencia-mudancas-climaticas/), sustentabilidade é um tema relacionado com a qualidade de vida do indivíduo. Sendo assim, diversos pontos estão envolvidos neste conceito como o acesso a meios de transporte mais rápidos e confortáveis, qualidade na oferta de alimentos e lazer.
Manual Escolas Sustentáveis desenvolvido pelo MEC:

http://pdeinterativo.mec.gov.br/escolasustentavel/manuais/Manual_Escolas_Sustentaveis_v%2005.07.2013.pdf

 

(Ambientalistas em Rede)
Fonte: http://ambientalistasemrede.org/escolas-sustentaveis-parceria-sesc-e-senac-procuram-ambientalistas-em-rede-e-mec-para-debater-sobre-o-tema/

PrintFriendly and PDF