fbpx
Década da Biodiversidade quer investir em consumidores

Década da Biodiversidade quer investir em consumidores

As Nações Unidas estão promovendo até 2020 a Década da Biodiversidade, por meio de estratégias que devem ser cumpridas pelos países-membros da organização.

O plano de ação tem no total 20 metas, e busca reduzir as pressões sobre a biodiversidade; melhorar a segurança dos ecossistemas e promover o uso sustentável da natureza.

Mudança de Comportamento

O secretário-executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica é o brasileiro Bráulio Dias.

Em entrevista à Rádio ONU, de Montreal, Dias explicou que o sucesso da década não depende somente de políticas de governos, mas de uma mudança no comportamento dos consumidores.

“Os cidadãos têm que mudar seus hábitos de consumo. Não consumir madeira de origem ilegal ou de exploração florestal não-sustentável. Não consumir alimentos que não sejam objetos de um sistema de produção sustentável, por exemplo, que tenham muita contaminação de pesticidas. Isso é uma área em que os consumidores é que tem que estar à frente, para promover essa mudança de hábitos. E isso é que vai determinar a mudança na produção, para que a gente possa promover cada vez mais sistemas sustentáveis de produção.”

Brasil

Para Bráulio Dias, a Década da Biodiversidade visa ainda “promover a vida em harmonia com a natureza.” Com mais de 30 anos de experiência na área, ele já foi secretário de Biodiversidade e Florestas no Ministério do Meio Ambiente do Brasil.
O chefe da Convenção sobre Diversidade Biológica afirma que o país sempre foi um membro muito ativo no órgão e elogia projetos de conservação de áreas protegidas.

“O Brasil a partir de 2005 conseguiu reduzir em 80% a taxa de desmatamento em toda a Floresta Amazônica. Nessa última década, o Brasil dobrou as áreas sobre proteção dentro do sistema nacional de unidades de conservação, como chamamos as áreas protegidas no Brasil. Nessa última década, foi o país que mais avançou na criação de novas áreas protegidas e isso também tem sido um bom exemplo para outras nações.”

Segundo Bráulio Dias, o país também foi pioneiro ao estabelecer metas nacionais sobre biodiversidade, em 2006.

A Convenção sobre Diversidade Biológica foi criada durante a Eco-92, há 20 anos, no Rio de Janeiro.

(Rádio ONU)

Década da Biodiversidade quer investir em consumidores
Década da Biodiversidade quer investir em consumidores

Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.