fbpx
Concentração de CO2 na atmosfera pode ultrapassar 400ppm em maio

Concentração de CO2 na atmosfera pode ultrapassar 400ppm em maio

A concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera poderá ficar acima das 400 partes por milhão (ppm) em boa parte do Hemisfério Norte já em maio deste ano. Será a primeira vez em mais de três milhões de anos que a barreira dos 400ppm será ultrapassada.

A informação vem da Scripps Institution of Oceanography, da Universidade de San Diego, que está monitorando a estação de Mauna Loa, no Havaí, uma das mais importantes do mundo. A estação fica propositalmente distante de qualquer grande ocupação humana para evitar a deturpação de seus dados.

A medição mais recente, do dia 22 de abril, mostra uma concentração de CO2 de 398.36 ppm. A tendência é que no mês que vem a barreira de 400ppm seja ultrapassada. Mesmo se isso não acontecer, os pesquisadores dão como certo que em 2014 já estaremos vivendo em um planeta acima dos 400ppm.

“Eu gostaria que isso não fosse verdade, mas parece que o mundo vai estourar a barreira dos 400ppm sem o menor esforço. Nesse ritmo, chegaremos a 450ppm em poucas décadas”, afirmou o geofísico Ralph Keeling, filho de uma das maiores autoridades mundiais sobre gases do efeito estufa, Charles David (Dave) Keeling.

Pesquisadores acreditam que a última vez que a concentração de CO2 esteve acima da marca dos 400ppm foi entre 3,2 milhões e cinco milhões de anos atrás, quando o planeta era muito mais quente que hoje.

Antes da Revolução Industrial a presença de CO2 estava em torno de 280ppm e em 1958, quando Keeling começou suas medições, estava em 316ppm.

Segundo a Scripps Institution of Oceanography, a taxa de aumento da concentração de CO2 na atmosfera é sem precedentes, não existindo nenhum outro período conhecido com um crescimento tão acelerado. Para a entidade, não existe dúvida de que isso é uma consequência da queima de combustíveis fósseis.

“A marca de 400ppm deveria ser um alerta para que todos passem a apoiar tecnologias de energia limpa e a redução das emissões de gases do efeito estufa antes que seja muito tarde para nossos filhos e netos”, afirmou Tim Lueker, oceanográfico do Scripps.

A contribuição de Dave Keeling para a ciência atmosférica foi tão relevante que a curva que mede a concentração de CO2 recebeu seu nome. O acompanhamento diário dela pode ser feito por um portal online ou pelo Twitter @keeling_curve.

(Instituto CarbonoBrasil)

Concentração de CO2 na atmosfera pode ultrapassar 400ppm em maio
Concentração de CO2 na atmosfera pode ultrapassar 400ppm em maio

Publicado

em

,

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.