Cinco maneiras de tornar sua empresa amiga dos ciclistas

Muita gente pensa ou já pensou em aderir às bicicletas como meio de transporte, mas sempre encontra barreiras na hora de pôr a ideia em prática. Por isso, separamos algumas dicas que podem ser aplicadas nos escritórios como forma de tornar esses lugares mais apropriados para os futuros ciclistas.

São cinco dicas que você pode sugerir ao seu chefe ou, se for o chefe, pensar em como torná-las viáveis. É sempre bom lembrar que mais bicicletas nas ruas significa menos carros (o que é bom para o meio ambiente), mais atividade física (o que é bom para a saúde do ciclista) e mais disposição (o que é bom para a empresa).

1 – Locação

Se você ainda for abrir seu negócio, procure fazê-lo em um local que seja de fácil acesso via bike. Pode ser uma locação no centro ou perto de áreas estratégicas, com ruas planas e pouco movimentadas para evitar o trânsito intenso de carros.

Mas se a sua empresa já possui uma locação fixa, não desanime. Confira as próximas dicas e saiba como melhorar a vida dos empregados-ciclistas.

2 – Estacionamento

O próximo passo para tornar sua empresa amiga dos ciclistas é providenciar um local adequado para guardar as bicicletas. O estacionamento deve ser seguro e, de preferência, em um local fechado.

Muitos edifícios empresariais possuem estacionamentos para carros. Converse com a administração do prédio e veja se não há como reservar um local para os ciclistas deixarem suas magrelas em segurança.

3 – Vestiários

Eis um dos maiores problemas quando se fala em ir pedalando para o trabalho. Pensar em chegar ao escritório suado e com os cabelos despenteados não é nem um pouco estimulante. A solução pode ser providenciar um local onde os empregados possam tomar um banho e se trocar antes de pegar no batente.

Não precisa ser um vestiário profissional. Um banheiro com um chuveiro e um local para deixar os capacetes e mochila com a roupa usada já está de bom tamanho. Em edifícios empresariais você ainda pode sugerir um vestiário comunitário – simplifica o processo e ainda estimula que os empregados de outros escritórios adotem o hábito.

4 – Incentivos financeiros

Contribua financeiramente com que adota a bicicleta como meio de transporte. Aqui no Brasil as empresas são obrigadas a pagarem pelo transporte de seus empregados – o que pode sair caro para os cofres das companhias.

Por isso, ao adotar a bike, os custos com transporte de empregados tende a cair drasticamente. Ainda assim, apóie que usa a magrela para ir ao trabalho. Vai sair mais barato para a empresa e mais vantajoso para os empregados.

5 – Converse com os empregados e veja o que ele precisam

Essa é a parte mais importante das dicas e fundamental para se ter um bom ambiente de trabalho. E quando se trata de tornar a empresa um local amigo dos ciclistas, ela se torna ainda mais significativa.

Por isso, reúna seu pessoal e converse com eles sobre a possibilidade de adotarem a bicicleta como meio de transporte. Veja quais as suas dúvidas e necessidades e adapte-as à realidade da empresa. Muitas vezes as pessoas só precisam saber que possuem a aprovação do chefe para mudar seus hábitos.

* Com informações do Planet Green

(EcoD)

Cinco maneiras de tornar sua empresa amiga dos ciclistas

Cinco maneiras de tornar sua empresa amiga dos ciclistas

PrintFriendly and PDF