fbpx
Brasil tem novos negociadores para tentar acordo climático em 2015

Brasil tem novos negociadores para tentar acordo climático em 2015

Trabalhar por um novo acordo global sobre o clima a ser fechado em 2015, capaz de incluir todos os países, inclusive os maiores poluidores do planeta (China e Estados Unidos), não parece tarefa fácil. Mas este é justamente um dos principais desafios que uma nova equipe de negociadores brasileiros terá pela frente.

Uma vez acertado, tamanho acordo vigoraria a partir de 2020, a fim de substituir o Protocolo de Kyoto. Segundo apurou o jornal Valor Econômico, o novo chefe dos negociadores será José Antônio Marcondes de Carvalho, atual embaixador do Brasil na Venezuela. Seu braço direito deve ser Benedicto Fonseca Filho, diretor-geral do departamento de cooperação científica, técnica e tecnológica do Ministério das Relações Exteriores, que ocupará o lugar do embaixador André Aranha Corrêa do Lago.

Mas a chance de um novo acordo ser fechado em 2015 é pequena, segundo especialistas. A crise econômica jogou o tema para segundo plano na política europeia e enfraqueceu as posições de vanguarda do bloco. O indício mais forte disso é a fragilidade do mercado de créditos de carbono europeu, o único que, até agora, fazia diferença no cenário de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Negociações não acompanham o ritmo de urgência que os cientistas atribuem ao tema.
Em setembro será publicada a primeira parte do quinto relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas), sobre o estado atual das mudanças do clima e os cenários futuros.

Certo é que limitar o aquecimento da temperatura da Terra a 2ºC até 2100, o que poderia diminuir os impactos do fenômeno, é meta que não deverá mais ser atingida. As negociações não acompanham o ritmo de urgência que os cientistas atribuem ao tema.

Por enquanto, o único avanço foi criar dois grupos de negociação. Um deles negocia o novo acordo, o chamado pós-2020 enquanto o outro busca o que os países podem fazer até 2020. Uma nova rodada de negociações, a 19ª Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP-19), será realizada em Varsóvia, na Polônia, no final de 2013.

Marcondes de Carvalho deve substituir o embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, subsecretário-geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia do MRE e negociador-chefe do Brasil nos processos de mudança do clima desde 2005. Segundo a matéria do Valor, Figueiredo será o próximo representante do Brasil nas Nações Unidas, em Nova York.

(EcoD)

Brasil tem novos negociadores para tentar acordo climático em 2015
Brasil tem novos negociadores para tentar acordo climático em 2015

Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.