Ban Ki-moon envia carta a prefeitos do Brasil sobre sustentabilidade

O secretário-geral da ONU enviou, nesta terça-feira, uma mensagem à Associação Nacional de Prefeitos do Brasil. Ban Ki-moon apela à renovação do compromisso para o desenvolvimento de cidades sustentáveis.

Ban lembra a necessidade de garantir melhor qualidade de vida para o número crescente de pessoas que habitam em áreas urbanas. O Secretário-Geral destaca que como acordado na conferência Rio+20, “governos locais têm um papel fundamental no caminho ao desenvolvimento urbano sustentável e justo.”

Visão

A mensagem de Ban foi divulgada pelo diretor do Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil, Unic-Rio, Giancarlo Summa. O chefe da ONU diz que precisa do “dinamismo” dos prefeitos em “acelerar o trabalho para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio até 2015″.

Ele ressalta a importância da visão dos líderes municipais sobre as ameaças da mudança climática e diz que a “voz dos prefeitos precisa ser ouvida”, enquanto a organização define a agenda de desenvolvimento pós-2015.

Transporte Público

Os desafios para que as cidades sejam sustentáveis também foram destacados por Ban Ki-moon em mensagem para um fórum sobre o tema na Ásia, que tem o apoio da ONU.

Na reunião de dois dias em Bali, na Indonésia, são discutidas a promoção de faixas exclusivas para bicicletas; integração total dos meios de transporte público e espaço de alta qualidade para a movimentação de pedestres.

Para Ban, “tanto em zonas rurais e urbanas, o melhor uso da terra e do sistema de transporte faz uma grande diferença, ao facilitar o acesso a trabalhos, bens e serviços”, além de “melhorar a segurança das vias e reduzir os acidentes de trânsito.”

(Rádio ONU)

Ban Ki-moon envia carta a prefeitos do Brasil sobre sustentabilidade

Ban Ki-moon envia carta a prefeitos do Brasil sobre sustentabilidade

PrintFriendly and PDF