Animais são encontrados no Lago Paranoá cobertos de óleo

Animais são encontrados no Lago Paranoá cobertos de óleoBrasília – Dois animais, uma ave e uma tartaruga, foram encontrados às margens do Lago Paranoá cobertos com a substância da mancha que apareceu no local. Os bichos foram levados para o zoológico. “Eles [os animais] passaram por uma série de avaliações, como temperatura corporal, hemograma para ver como está a condição do animal. Se estiver bem, vai para a limpeza desse óleo, senão vai passar por um processo de estabilização”, explicou Cristiane de Oliveira, analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O Ibama está trabalhando em parceria com o zoológico e a Universidade de Brasília (UnB), que irão cuidar dos animais afetados. “Estamos fazendo um monitoramento com a Polícia Ambiental e com o Instituto Brasília Ambiental [Ibram]. Vai ser um trabalho contínuo por pelo menos uma semana”, completou.

Os bombeiros instalaram ontem (17) barreiras de contenção para que a mancha, que apareceu no lago e chegou a alcançar 3 quilômetros de extensão, não avançasse. Uma nova mancha foi vista hoje (18) no lago e está sendo analisado se é uma nova mancha.

Os bombeiros e técnicos ambientais estão investigando a origem e a substância presente nas manchas. O laudo com os resultados das análises sobre o material deve sair ainda hoje.

O Ibram informou que somente após o laudo terá como dimensionar o tamanho do ano ambiental e aplicação de medidas administrativas. “Isso é uma infração ambiental, pode ser lavrada a multa ou a advertência. Temos que avaliar para ter certeza da extensão do dano”, disse a gerente de fiscalização do instituto, Fernanda Tápia.

O Ibram, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) estão mapeando, por terra e no lago, locais em que está ocorrendo o derramamento da substância.

 

(Agência Brasil)
Edição: Carolina Pimentel

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-18/animais-sao-encontrados-no-lago-paranoa-cobertos-de-oleo

PrintFriendly and PDF