Alternativas que substituem o açúcar refinado

Apesar da preferência do consumidor pelos mais diversos tipos de doce, ingerir em excesso açúcar refinado é prejudicial à saúde, já que o pâncreas, glândula responsável pela insulina, fica sobrecarregado. A insulina é o hormônio responsável pela transformação de açúcar em glicose, e ela em excesso é energia não consumida que vira gordura. Entre o malefícios da gordura estão às doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e hipertensão arterial, dentre outras.

Existem alternativas saudáveis para se driblar a ingestão de açúcar refinado e com isso prevenir algumas doenças.

Rapadura

A alternativa mais saudável para a substituição do açúcar. Sua fabricação de forma tradicional dispensa qualquer processo de industrialização e o uso de embalagens elaboradas. É possível usar suas raspas para adoçar bebidas ou ingerir ela em forma de doce.

Mel

Rico em carboidratos, vitaminas do complexo B e minerais, o material fabricado pelas abelhas é composto de frutose e glicose. Possui ação contra fungos e bactérias além de combater problemas estomacais. Ele substitui bem o açúcar na hora das receitas.

Açúcar Orgânico

Apesar de não sofrer com a inserção de aditivos químicos, o consumo de açúcar orgânico deve ser controlado. Seu uso em excesso pode causar glicemia.

Açúcar Mascavo

Vendido a granel, o açúcar mascavo é obtido das primeiras extrações da cana. Rico em cálcio, fósforo, potássio e magnésio, ele é menos calórico que o açúcar refinado e é uma boa alternativa para adoçar bebidas e ser utilizado em receitas.

(Consumidor Moderno Consciente)

Alternativas que substituem o açúcar refinado

Alternativas que substituem o açúcar refinado

Print Friendly, PDF & Email