6 benefícios do uso do vidro como embalagem

O vidro é o único material 100% reciclável e pode ser reutilizado inúmeras vezes.

O vidro é o único material 100% reciclável e pode ser reutilizado inúmeras vezes.

A embalagem de vidro é a única feita com material puro e mantém intocadas as características de sabor, pureza e qualidade de tudo que é armazenado nela. Ele tem todas estas vantagens em relação a outros materiais, além de ser 100% reciclável e poder ser reaproveitado na decoração (veja aqui).

Abividro criou a campanha ‘Vidro. Use certo. Use sempre‘, sobre atributos do vidro e utilização correta das embalagens desse material.  O CicloVivo separou seis benefícios do uso deste material como embalagem:

1- O vidro é o único material 100% reciclável e pode ser reutilizado inúmeras vezes, reduzindo impacto no meio ambiente.

2- Por não interagir com o produto, as bebidas e os alimentos colocados em recipientes de vidro podem ser aquecidos e refrigerados sem riscos de contaminação;

3- Alimentos e bebidas acondicionados no vidro necessitam de menos conservantes e estabilizantes;

4- O vidro mantém inalterados o sabor e a qualidade dos alimentos e bebidas ingeridos, preservando também a saúde do consumidor em produtos cosméticos e farmacêuticos;

5- O vidro é o material mais indicado para armazenar os alimentos de bebês e crianças, como papinhas, leite (mamadeiras de vidro) e sucos, pois não libera disruptores endócrinos, tais como bisfenois e ftalatos, extremamente prejudiciais à sua saúde.

6- Diversos frascos de vidro podem ser encaminhados para Bancos de Leite Humano do país, já que é a única embalagem utilizada para o acondicionamento de leite humano. O frasco precisa ter uma boca larga e tampa de plástico, como por exemplo: embalagens de café solúvel, maionese entre outras. Os potes de vidro são esterilizados pelo banco de leite materno e encaminhado às mamães doadoras que irão utilizar os potes de vidro para um armazenamento seguro.

Cuidados:

O vidro, quando quebrado, deve ser embrulhado em jornal ou outro material que proteja a pessoa que irá manuseá-lo e descartado separadamente do lixo comum. Já o vidro inteiro, pode ser encaminhado para coleta seletiva ou a qualquer posto de entrega voluntária.

Bebidas gaseificadas em vidro, assim como ocorre com outras embalagens, não podem ser deixadas no congelador. A pressão do gás pode estourar a garrafa se o líquido congelar dentro dela. Não se deve  utilizar objetos cortantes para abrir qualquer embalagem. Crianças devem manusear o vidro, sempre supervisionadas por um adulto. Visite a página da campanha para saber mais.

(Redação CicloVivo)
Fonte: http://ciclovivo.com.br/noticia/6-beneficios-do-uso-do-vidro-como-embalagem

PrintFriendly and PDF