fbpx

Comitê usará apenas madeira certificada na Olimpíada de 2016

Iniciativa tem como objetivo ajudar a criar um legado de sustentabilidade para os Jogos Olímpicos

madeira-certificada

Nessa quarta-feira (11), o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 fechou uma parceria com o FSC Brasil, ONG que promove o manejo florestal sustentável. Com a parceria, o comitê garante usar 100% de madeira certificada nas instalações da Olimpíada no Rio. Os princípios e critérios do FSC garantem que a madeira foi obtida sem destruir a floresta e respeitando direitos trabalhistas, de povos indígenas e comunidades locais.

A parceria tem como objetivo ajudar a criar um legado de sustentabilidade para os Jogos Olímpicos. A garantia vale para todas as compras do comitê olímpico. Segundo a gerente de sustentabilidade do Rio 2016, Tânia Braga, todas as estruturas temporárias dos Jogos, como palcos ou pistas, fazem parte do acordo.

“Comprar 100% de madeira certificada é o nosso ponto de partida, mas queremos também ajudar a desenvolver o mercado, mostrando que a madeira certificada é economicamente viável”, ressaltou Tânia. Para Fabíola Zerbini, Secretária Executiva do FSC Brasil, essa parceria vai servir para inspirar a sociedade a buscar a certificação.

O FSC já traz uma história de querer fazer parcerias com entidades esportivas justamente para poder promover o uso responsável da madeira. Um exemplo foram os Jogos Olímpicos de Londres 2012, em que o comitê que o organizou usou grande quantidade de madeira certificada. Pode-se deixar claro que a Olimpíada de Londres foi considerada um dos mais “verdes” eventos esportivos já organizados.

(No Pátio)
Fonte: http://www.nopatio.com.br/ecofriendly/
Foto: Greenpeace

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.