Urso coala entra pela primeira vez na lista de espécies ameaçadas

O governo australiano listou pela primeira vez o urso coala com uma espécie ameaçada em algumas regiões do país, admitindo que ele sofre “seriamente” com fatores como a expansão urbana e as mudanças cimáticas.

A lista, criada para facilitar a preservação das áreas onde a espécie é ameaçada, tem como objetivo acabar com a queda abrupta da população dos coalas. O declínio da espécie chegou a 40% em Queensland e a cerca de 30% no território de New South Wales nos últimos 20 anos.

A iniciativa do Ministério do Meio Ambiente da Austrália segue um relatório divulgado pelo Senado no ano passado com 19 recomendações, incluindo a elaboração de uma lista de espécies ameaçadas em algumas áreas — além de reivindicar uma atenção especial para o monitoramento da população dos coalas.

Os ataques ao urso por cachorros domesticados também é citado como problema, particularmente durante os últimos verões, que foram anormalmente quentes, quando o marsupial foi visto no jardim de muitas pessoas, incapaz de subir em árvores e beber água em tijelas ou piscinas.

A União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais pôs, no ano passado, o coala entre as dez espécies mais vulneráveis no mundo às mudanças climáticas.

Fonte: O Globo

Urso coala entra pela primeira vez na lista de espécies ameaçadas

Urso coala entra pela primeira vez na lista de espécies ameaçadas

Print Friendly, PDF & Email