Unicef: Pneumonia mata 1,3 milhão de crianças por ano

O Dia Mundial de Combate à Pneumonia é marcado, nesta segunda-feira, com o tema “Combata a Pneumonia. Salve uma Criança”. No mundo, a doença é a principal causa de mortes em menores de cinco anos de idade, segundo o Fundo da ONU para a Infância, Unicef. Por ano, 1,3 milhão de crianças morrem com a infecção.

Segundo o Unicef, 90% dessas mortes ocorrem nas comunidades mais pobres da África Subsaariana e do sul da Ásia. O fundo da ONU ressalta que essas crianças poderiam ser salvas se recebessem o mesmo tratamento que os menores em nações ricas.

Cuidados

Lavar as mãos de forma adequada e ter acesso a antibióticos poderiam reduzir as mortes em 25%. De Porto Alegre, o médico da Sociedade Brasileira de Pneumologia, Marcos Herbert Jones, falou à Rádio ONU sobre os cuidados para a prevenção da pneumonia em crianças.

“Pais e responsáveis deveriam promover a proteção dos filhos pelo menos para aquelas pneumonias que são evitáveis. O uso das vacinas propostas no calendário vacinal brasileiro, vacinas que são oferecidas gratuitamente, promove uma grande proteção das pneumonias. Além disso, deveria ser conscientizada a família dos riscos de infecções virais, evitando aglomerações, especialmente em épocas de epidemia, que é o inverno, épocas de frio e de chuva.”

Vacina

A Organização Mundial da Saúde, OMS, destaca que a pneumonia pode ser causada por vírus ou bactéria e é possível prevenir com vacinação.

Na sexta-feira, a Aliança Gavi anunciou que uma vacina está disponível para 21 países em desenvolvimento e deve alcançar 13 milhões de crianças até o fim do ano.

Fonte: Rádio ONU

Unicef: Pneumonia mata 1,3 milhão de crianças por ano

Unicef: Pneumonia mata 1,3 milhão de crianças por ano

Print Friendly, PDF & Email