UNFCCC detalha principais objetivos da Conferência do Clima de 2012

Segundo a secretária-geral da Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudanças do Clima (UNFCCC), Christiana Figueres, a Conferência do Clima de Doha (COP18), no Qatar, que será realizada entre novembro e dezembro, terá três grandes objetivos: estabelecer melhorias no Protocolo de Quioto, criar instituições de apoio ao desenvolvimento sustentável em países pobres e negociar um caminho em direção a um acordo climático universal.

Em entrevista para a agência de comunicação chinesa Xinhua, Christiana afirmou que os países deverão trabalhar o máximo para garantir bons resultados em Doha.

“É preciso colocar em prática o Fundo Climático Verde e o Mecanismo de Transferência de Tecnologias Limpas. Além disso, devemos incluir emendas no Protocolo de Quioto para que o único acordo climático em vigor prossiga atualizado e eficiente”, declarou.

Na próxima reunião preparatória, que vai acontecer entre 14 a 25 de maio em Bonn, Christiana espera que os negociadores comecem a preparar o caminho para um acordo universal para limitar as emissões de gases do efeito estufa.

Na última COP, em Durban, ficou acertado que até 2015 esse acordo estaria finalizado para ser posto em prática a partir de 2020.

A secretária-geral da UNFCCC afirmou ainda que é responsabilidade de todos os países, e cidadãos, fazer do planeta um lugar melhor e mais próspero.

“Está claro que os impactos das mudanças climáticas afetarão a todos. Precisamos fazer algo para minimizá-los. Não é apenas papel dos governos, apesar deles terem que assumir o compromisso de liderar as ações de mitigação”, concluiu.

Fonte: Instituto Carbono Brasil

UNFCCC detalha principais objetivos da Conferência do Clima de 2012

UNFCCC detalha principais objetivos da Conferência do Clima de 2012

Print Friendly, PDF & Email