Uma “árvore solar” para carregar o seu telemóvel

Uma empresa de energias renováveis da Covilhã criou uma estação pública de carregamento de telemóveis e outros pequenos aparelhos, alimentada pelo Sol.

A estação com o tamanho de uma pequena árvore chama-se Inti, nome do deus do Sol na mitologia Inca, e permite carregar até 2000 telemóveis por dia, para períodos de carga de 15 minutos.

A empresa Star Energy tem contactos em curso para colocar a estação «em estações de serviço, jardins, aeroportos ou outros espaços públicos», explicou à Lusa o diretor-geral, Hélio Fazendeiro.

Pode também ser colocada «em eventos pontuais», como feiras ou festivais, dado que se trata de «mobiliário urbano modular, que pode ser montado em duas horas».

Quem tiver um aparelho à beira de se desligar por falta de energia, seja um telemóvel, um computador ou até uma bicicleta com motor elétrico, pode aplicar alguns minutos de carga gratuita, captada através do Sol, mesmo em dias nublados.

A estação de carregamento tem tomadas de corrente alterna, USB, micro USB e ligações para iPhone.

Está também equipada um sistema de distribuição de rede sem fios, para acesso à Internet.

Em versões mais completas «permite também fazer videovigilância, servir para iluminação pública e como suporte de comunicação e publicidade», acrescenta Hélio Fazendeiro.

As baterias que acumulam a energia captada pelo Sol permitem à Inti ter uma autonomia de dois dias.

A estação foi totalmente concebida e desenhada pela Star Energy, uma empresa fundada por jovens no Parkurbis – Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã.

Fonte: TVi 24
FanPage AmbientalSustentávelCurta nossa página do facebook

 

Uma "árvore solar" para carregar o seu telemóvel

Uma “árvore solar” para carregar o seu telemóvel

Print Friendly, PDF & Email