Tubarão-touro é o que tem mordida mais forte

As mordidas de tubarão são famosas – e temidas por muitos -, principalmente depois do filme do cineasta Steven Spielberg, no qual o predador era protagonista de muitos ataques. Mas você faz ideia de qual é a espécie de tubarão que morde com mais força?

Curiosos para descobrir, pesquisadores americanos e alemães, que trabalham na Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, examinaram a mordida de 13 espécies de tubarão com maior potencial para morder com força. O campeão da disputa foi otubarão-touro (Carcharhinus leucas), um animal que se adapta facilmente a ambientes diferentes: a espécie pode viver tanto em água salgada quanto doce, em grandes profundidades ou em regiões mais rasas e, inclusive, no Brasil.

O resultado surpreendeu os cientistas. Sabe por quê? Eles imaginavam que os tubarões maiores, como o tubarão-branco ou o martelo – que podem chegar, respectivamente, a 7,5 metros e 6 metros de comprimento -, mordessem mais forte. Mas não. A mordida mais potente é mesmo a do tubarão-touro, que tem em média 2 metros de comprimento, mas em alguns casos pode ultrapassar os 3 metros – ainda assim, ele é pequenino em relação a essas outras espécies, né?

Os pesquisadores da Universidade da Flórida ainda não descobriram por que o tubarão-touro tem a mordida mais forte, mas eles têm uma desconfiança: essa espécie gosta de viver em águas turvas, onde é mais difícil de enxergar. Por conta disso, tem que desenvolver uma mordida mais forte para, quando abocanhar uma presa, não deixá-la escapar, já que encontrar outra pode ser muito difícil. Viu como a natureza é sábia?

Fonte: Meu Planetinha

Tubarão-touro é o que tem mordida mais forte

Tubarão-touro é o que tem mordida mais forte

Print Friendly, PDF & Email