Texto da Rio+20 não será reaberto, diz ONU

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o coreano Ban Ki-moon, elogiou nesta quinta-feira (21) a forma como o governo brasileiro vem conduzindo as negociações na Rio+20.

Segundo Ban Ki-moon, o rascunho final da conferência, apesar de muito abrangente, é sim ambicioso e está colocando o mundo no caminho do desenvolvimento sustentável, segundo informações da ‘TV Globo’.

“O secretário-geral está confiante de que o documento final da Rio+20 fornece uma base sólida para promoção do desenvolvimento sustentável”, informou a ONU em comunicado.

Em entrevista nesta quinta-feira, o chefe de comunicação da Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, Nikhil Chandavarkar, afirmou que o rascunho de texto final acordado pelas delegações da Rio+20 não deverá ser reaberto ou receber novas contribuições.

“Não haverá anexos e o texto não será reaberto”, declarou o o porta-voz do secretariado da Rio+20.

“O papel de forte liderança do Brasil resultou em um documento final em que a agenda de desenvolvimento sustentável pode solidamente construir uma visão e um legado positivo”, diz também o comunicado da ONU. “Agora é um momento para a ação”, acrescenta o texto.

Para Ban Ki-moon, a conferência marca “o início de uma jornada que levará a um futuro mais sustentável e melhor para nós e para as gerações vindouras”.

‘Pacote’
“Não haverá linha a mais, porque daí quebra o consenso. Se o texto for reaberto, tudo pode desmoronar e ninguém quer isso”, disse o porta-voz. “É como uma peça de porcelana muito fina, tem que proteger”, acrescentou.

Segundo ele, o texto ficará restrito aos 283 parágrafos do rascunho. “Esta declaração será acordada formalmente amanhã na plenária”, disse.

O porta-voz destacou que o último parágrafo do documento aprovado abre a porta para iniciativas e para o processo de definição dos objetos de desenvolvimento sustentável a serem perseguidos.

“Este documento deve ser visto como um pacote. Uma base, não como um teto”, disse.

Para a ONU, já pode ser considerada uma grande conquista da Rio+20 é o fato de os governos, líderes empresariais, sociedade civil e filantropos terem intensificado as parcerias, o financiamento e as ideias.

As Nações Unidas informou que em paralelo ao documento oficial, já foram anunciados durante a conferência 517 compromissos voluntários de desenvolvimento sustentável assumidos por governos, empresas e sociedade civil.

Fonte: G1

Texto da Rio+20 não será reaberto, diz ONU

Texto da Rio+20 não será reaberto, diz ONU

Print Friendly, PDF & Email
Tags: , ,