Seis soluções naturais para combater à acne

Ser adolescente tem lá suas vantagens, mas como nem tudo é perfeito, essa fase de transição da vida é marcada por transformações, principalmente hormonais, que ocasionam mudanças muitas vezes consideradas desagradáveis pelos jovens – a exemplo das acnes, as famosas espinhas. Para tratá-las, recomenda-se manter a pele devidamente limpa, assim como uma alimentação saudável. Mas existem também soluções naturais.

As espinhas são alterações na pele características da adolescência, causadas pelas alterações hormonais comuns desta fase, que geram uma borbulha avermelhada de bordas bem definidas.

Contudo, as acnes também afetam adultos, em razão de fatores como estresse e a má alimentação. Outras vezes elas podem também estar associadas a doenças ou a fatores genéticos.

Para tratar as espinhas recomenda-se manter a pele devidamente limpa, assim como uma alimentação saudável à base de peixes, carnes magras, legumes, verduras e frutas. Beber muita água no intervalo entre as refeições também é importante para manter o organismo hidratado e para facilitar a eliminação de toxinas.

Existem também soluções naturais de tratamento para as espinhas. O portal Ecouterra listou seis formas naturais de amenizar as vilãs da pele.

Morangos

morangos.jpg
Foto: DigaoSPBR

Morangos são uma fonte natural do ácido salicílico, que é encontrada em um lote de produtos anti-acne. Para fazer uma esfoliação zit-busting, basta misturar ½ xícara de morangos frescos, uma colher de sopa de mel, uma colher de chá de azeite de oliva e algumas gotas de limão em uma tigela. Aplique a mistura sobre a pele limpa e deixe por 15 minutos antes de enxaguar com água.

Aveia com cebola

aveia.jpg
Foto: Ines

Cebola atua como um agente inflamatório para bloquear o excesso de produção de colágeno, que pode levar a cicatrizes de acnes. Farinha de aveia, por outro lado, penetra profundamente nos poros entupidos para eliminar a acumulação excessiva de células. Para uma simples máscara, utilize uma cebola de tamanho médio processada e adicione ½ xícara de farinha de aveia, cozida sem açúcar. Aplicar a mistura a uma face limpa e deixar secar durante 15 minutos. Enxágue o rosto, em seguida, seque com uma toalha.

Canela 

canela.jpg
Foto: Yoidore Tenshi 

Esta mistura de anti-séptico natural não é apenas rápida de fazer, ela realmente faz maravilhas para se livrar das espinhas. Misture duas colheres de sopa de mel orgânico com um pouco de pó de canela e deixe agir por 20 minutos. Enxaguar com água morna.

Chá de camomila

camomila2.jpg
Foto: zone41

Chá de camomila é um anti-inflamatório natural que pode reduzir acnes. Aqui está um truque que não poderia ser mais fácil: mergulhe um saquinho de chá de camomila em água e aplicar na pele durante um minuto. Repita quantas vezes for necessário.

Óleo de árvore do chá

oleo.jpg
Foto: sxc

Usado na medicina tradicional durante séculos, o óleo de árvore do chá possui propriedades antimicrobianas que destrói as bactérias causadoras das acnes. Umedeça um algodão com um par de gotas e coloque na área afetada.

Babosa e pepino

babosa.jpg
Foto: Alex Czajkowski (Amrit)

Faça um purê com uma folha grande de babosa, lavada e picada, com uma xícara de pepino picado no liquidificador. Aplicar a mistura na face limpa e deixá-la agir durante 30 minutos. Lavar com água fria.

Fonte: EcoD

O conteúdo do EcoDesenvolvimento.org está sob Licença Creative Commons. Para o uso dessas informações é preciso citar a fonte e o link ativo do Portal EcoD. http://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2012/maio/seis-solucoes-naturais-para-as-acnes#ixzz1u2HBbX8U  Condições de uso do conteúdo  Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives  Produtos naturais podem ajudar a manter uma pele livre de espinhas/Foto:Thaysa Meirelles

O conteúdo do EcoDesenvolvimento.org está sob Licença Creative Commons. Para o uso dessas informações é preciso citar a fonte e o link ativo do Portal EcoD. http://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2012/maio/seis-solucoes-naturais-para-as-acnes#ixzz1u2HBbX8U Condições de uso do conteúdo Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives Produtos naturais podem ajudar a manter uma pele livre de espinhas/Foto:Thaysa Meirelles

Print Friendly, PDF & Email