Rio terá centro da ONU para pesquisa verde, diz Minc

O ex-ministro e atual secretário estadual de Ambiente do Rio, Carlos Minc, afirmou na segunda-feira (21) que a capital fluminense vai sediar um centro das Nações Unidas voltado para pesquisas sobre economia verde, tecnologias limpas e energias renováveis. Segundo ele, já há consenso na ONU para a criação do órgão.

De acordo com Minc, a instalação do novo centro deve fazer parte de um pacote de medidas que serão anunciadas pela presidente Dilma Rousseff em 5 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Entre elas estão a criação de novas áreas de preservação ambiental, a adoção de critérios de sustentabilidade para compras e construções do governo federal e o estabelecimento de metas de redução das emissões de gases de efeito estufa para diferentes setores da economia –a meta geral é de queda de 36,1% a 38,9% até 2020 em relação aos níveis inicialmente projetados para aquele ano.

O Unic Rio (Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil), porém, não confirma a criação do novo centro da ONU. Segundo o órgão, há discussões na Rio+20 (conferência da ONU que ocorre na cidade em junho) para a instalação de centros globais para o desenvolvimento sustentável, mas ainda sem definição.

A assessoria de imprensa da Presidência da República foi procurada pela reportagem, mas não respondeu até a conclusão desta edição.

O Ministério do Meio Ambiente também não se manifestou sobre o tema.

Já o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade confirmou a criação de novas áreas de preservação, mas ainda não divulgou quantas serão e nem qual será a sua localização.

De acordo com Minc, o novo centro da ONU deve ser instalado na ilha do Fundão, na zona norte, onde fica a Cidade Universitária da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e unidades de pesquisa de diversas empresas.

As declarações de Carlos Minc foram dadas após o lançamento do Rio/Clima, evento paralelo à Rio+20 que vai reunir cientistas, economistas, empresários e políticos de diversos países para discutir a questão das mudanças climáticas.

Fonte: Folha.com

Rio terá centro da ONU para pesquisa verde, diz Minc

Rio terá centro da ONU para pesquisa verde, diz Minc

Print Friendly, PDF & Email