fbpx
Recife começa a construir pacto pela mobilidade

Recife começa a construir pacto pela mobilidade

Recife terá um pacto pela mobilidade. Seguindo o exemplo de Barcelona, a segunda maior cidade da Espanha, a capital pernambucana quer estabelecer metas para melhoria do fluxo de pessoas e veículos. E quer que a população participe desse processo. As diretrizes para consolidação do pacto devem sair do seminário Cidade e Mobilidade, que será realizado nesta semana, nos dias 20 e 21, no Teatro Apolo, no Recife Antigo. O arquiteto Francesc Ventura e o engenheiro Carles Labraña, que participaram da elaboração das metas de Barcelona, estarão presentes. O evento é aberto ao público.

Após consulta à população, a cidade espanhola estabeleceu dez objetivos. Eles incluem a consolidação de um sistema de transporte público integrado e de qualidade, a melhoria da segurança nas ruas e a promoção da bicicleta como meio de transporte. O pacto foi criado em 1998 e é considerado um caso de sucesso. Entre os avanços conseguidos nos últimos 12 anos, estão a expansão da rede de metrôs, que hoje tem 117 km de extensão, a reintrodução do bonde elétrico como meio de transporte de massa e a criação de uma extensa rede de ciclovias, com estações automáticas de aluguel de bicicletas.

Segundo o presidente do Instituto da Cidade do Recife Engenheiro Pelópidas Silveira, Milton Botler, o objetivo não é fazer um pacto igual ao de Barcelona, mas tirar dele lições que podem ser adaptadas à realidade brasileira. O pacto irá reforçar o Plano Municipal de Transporte e Mobilidade do Recife, que está em discussão há um ano e meio e tramita na Câmara de Vereadores. A última audiência pública ocorrerá no fim deste mês, encerrando a fase de consulta à população. O plano deve ir à votação em plenário até o começo de agosto.

O seminário é fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Recife, a Universidade de Pernambuco e a Universidade Politécnica da Catalunha, por meio da Rede Universitária Iberoamericana de Técnicas Municipais. Também haverá a presença de especialistas de Lima (Peru) e Bogotá (Colômbia).

Fonte: Diario de Pernambuco

Recife começa a construir pacto pela mobilidade
Recife começa a construir pacto pela mobilidade

Publicado

em

, ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.