Quanto custa o seu perfil no Facebook para o planeta?

Você já se perguntou quanto “custa” para o planeta o seu perfil no Facebook? Sai por algo como três bananas graúdas, uma xícara de café com leite ou ainda uma taça de vinho. Noutras palavras, durante um ano inteiro, o acesso de cada um dos mais de 950 milhões de usuários da rede social é responsável pela emissão de 269 gramas de CO2e, quantidade equivalente ao que é emitido pela produção dos alimentos citados. Os dados curiosos são parte do primeiro relatório de Pegada de Carbono do Facebook, divulgado nesta quarta-feira.

Em 2011, as emissões de gases de efeito estufa da empresa fundada por Mark Zuckerberg giraram em torno de 285 mil toneladas de CO2e. A título de comparação, isso é menos de um centésimo (aproximadamente 0,17%) das emissões da frota de carro brasileira. Entram na conta o impacto gerado em diversos setores, como centros de dados, escritórios, viagens e transporte em geral de funcionários.

No relatório, o Facebook também detalhou o mix de fontes de energia que abastecem os seus centros de dados. A maior parte, 27%, provém da energia gerada pelo carvão, o combustível fóssil com maior indicador de emissão de CO2. Outra fatia, de 23%, é proveiente de fontes renováveis, como eólica e solar. Depois aparecem o gás, que fornece 17% da energia, e fontes nucleares (13%).

Em comunicado, o Facebook diz que está comprometido em “limpar” mais ainda seu mix de energia, mas que esse processo é um desafio. Exemplo dos esfoços nesse sentido é o novo centro de dados que a empresa está construindo na Suécia, totalmente alimentado por fontes renováveis.

Fonte: Exame.com

FanPage AmbientalSustentávelCurta nossa página do facebook
Em 2011, as emissões de gases de efeito estufa da empresa fundada por Mark Zuckerberg giraram em torno de 285 mil toneladas de CO2e

Em 2011, as emissões de gases de efeito estufa da empresa fundada por Mark Zuckerberg giraram em torno de 285 mil toneladas de CO2e

Print Friendly, PDF & Email