fbpx
Inicialmente, cerca de 180 estudantes participarão do projeto. Foto: ThiagoMartins

Projeto ensina potencial de absorção de carbono das árvores aos estudantes

Alunos de escolas públicas da capital do Amazonas estudarão o potencial de absorção de carbono nas árvores do entorno de Manaus. A ação faz parte doProjeto de Monitoramento de Carbono, criado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), por meio do manejo florestal doInstituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Inicialmente, cerca de 180 estudantes (do sexto ao nono ano do ensino fundamental) de seis colégios públicos participarão da iniciativa. As turmas visitarão o local de pesquisa a cada 15 dias. Antes de ir à campo, os alunos terão aulas teóricas.

A coordenadora do projeto e técnica ambiental, Angeline Ugarte, comentou que a ideia é pioneira e visa grande desenvolvimento na área educacional. “Queremos que as crianças entendam como funciona a fisiologia das árvores e que possam converter o lixo da escola, por exemplo, em quantidade de carbono a ser absorvido”, afirmou  ao G1.

Angeline também ressaltou a importância das informações ambientais para que os jovens tenham consciência de que a preservação é necessária e citou um exemplo: “Uma árvore tem 48% de átomos de carbono e, em média, um hectare de floresta consegue absorver 140 toneladas de CO2“.

Os técnicos do Semmas utilizarão a dendrometria durante as análises. “De forma básica, é uma fita de alumínio com uma mola instalada. Colocamos esse equipamento na árvore há um metro e meio do solo”, explicou Angeline.

Importância das árvores sobre o clima

As árvores capturam mais de 10% do dióxido de carbono (CO2) gerado por atividades humanas, mesmo quando se leva em conta todas as emissões decorrentes do desmatamento. A conclusão consta em um estudo divulgado em julho de 2011, na revista Science.

Além desta informação, o EcoD mostrou três maneiras básicas de como as árvores influenciam no clima: reduzindo a temperatura, reduzindo o uso de energia e reduzindo ou removendo os poluentes do ar. Cada parte de uma árvore, das folhas às raízes, contribui para o controle climático. Saiba mais no EcoD Básico.

Fonte: EcoD

FanPage AmbientalSustentávelCurta nossa página do facebook
Inicialmente, cerca de 180 estudantes participarão do projeto. Foto: ThiagoMartins
Inicialmente, cerca de 180 estudantes participarão do projeto. Foto: ThiagoMartins

Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.