Projeto da Renault transforma lodo em matéria-prima de peças metálicas

Um projeto da Renault transforma os resíduos do lodo da Estação de Tratamento de Efluentes Industriais do Complexo Ayrton Senna, na Grande Curitiba (PR), em matéria-prima na produção de peças metálicas em fundições e siderúrgicas. O processo é realizado junto a uma empresa recicladora, que recebe o lodo encaminhado e, posteriormente, realiza o tratamento.

O processo consiste, basicamente, na secagem e volatilização (vaporização) da umidade e líquidos do lodo, transformando-o em uma espécie de pó metálico. Este pó ganha a forma de briquetes que são destinados às siderúrgicas ou fundições para a fabricação de aço, dando origem a peças metálicas diversas.

Segundo a Renault, o processo não gera qualquer resíduo, pois as cinzas existentes após a secagem do lodo são completamente incorporadas ao briquete. Desta forma, mais de 800 toneladas de lodo da estação de tratamento são recicladas por ano.

“Nesta área, o Instituto Renault está comprometido com a melhoria da qualidade ambiental, por meio do gerenciamento de resíduos fabris, da redução de impactos ambientais e com o desenvolvimento da mobilidade sustentável”, destacou Antonio Calcagnotto, diretor de relações institucionais da Renault do Brasil.

Recentemente, a empresa automotiva obteve o sexto melhor desempenho entre as 114 empresas avaliadas na oitava edição da Pesquisa de Gestão Sustentável, a maior do gênero da região Sul do Brasil. Realizado pela consultoria Aequo Soluções em Sustentabilidade, o estudo funciona como um mapa da responsabilidade social. Além do sexto lugar geral, a Renault também ficou entre as dez melhores empresas avaliadas nos temas “Questões do Consumidor” e “Meio Ambiente”.

A empresa receberá o Certificado de Sustentabilidade no Fórum de Gestão Sustentável, evento que será realiado na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis, em setembro de 2012.

Fonte: EcoD

FanPage AmbientalSustentávelCurta nossa página do facebook
Vista aérea da fábrica da Renault no Complexo Ayrton Senna.

Vista aérea da fábrica da Renault no Complexo Ayrton Senna.

Print Friendly, PDF & Email