Projeto alia reciclagem de lixo eletrônico e formação de jovens

A Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina (Facape) vai lançar na próxima terça-feira (27), às 8h, através da Coordenação do Curso de Ciências da Computação, o projeto Reciclagem de Lixo Eletrônico: Sem lixão – com inclusão.

O projeto visa beneficiar jovens carentes por meio de cursos gratuitos de informática e robótica, além de colaborar com o meio ambiente, coletando e reaproveitando o lixo eletrônico. De acordo com o coordenador do projeto, professor Vanderley Gondim, o programa de reciclagem acontece associado a outro projeto de inclusão digital desenvolvido pela instituição de ensino há cerca de cinco anos.

“Estamos trabalhando dois projetos paralelamente. Esse projeto de reciclagem é a segunda etapa do projeto de inclusão digital. Esse curso de inclusão digital envolve o conhecimento das ferramentas computacionais, o sistema operacional, editor de texto. Além disso, trabalhamos o computador como meio e não como fim. A ideia é conhecer as ferramentas para poder fazer melhor uso dela no dia a dia do trabalho, por exemplo. Quando eles terminam esse curso eles estão habilitados a fazer parte da segunda etapa, que é o de reciclagem. Na segunda etapa eles são dirigidos ao laboratório de reciclagem da Facape, lá nós temos a participação de 15 alunos voluntários do curso de Ciências da Computação. Vamos aproveitar as sucatas que serão usadas para o desenvolvimento de trabalhos de robótica, com reaproveitamento de componentes de informática”, informa.

Em cinco anos, o projeto de inclusão desenvolvido pela Facape já beneficiou mais de 300 jovens dos bairros Vila Eduardo, Fernando Idalino, José e Maria, João de Deus e Henrique Leite.

[T] Fabiano Barros [F] Gabriel Oliveira

Matéria completa na edição impressa do Gazzeta 

Fonte: Gazzeta do São Francisco Online

Print Friendly, PDF & Email