Prefeitura prepara a 1ª Semana de Inovação e Sustentabilidade

A Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul prepara para a próxima segunda-feira o lançamento da 1ª SEMANA DE INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE, que marca o início da campanha de Coleta Seletiva, sustentada pelo Plano Municipal de Saneamento Básico e o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, e que integra com as ações do Plano Diretor, do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental, do Plano de Habitação, do Projeto Reciclar e do Caderno de Sustentabilidade do Sebrae/Prolocal.

O objetivo da Semana é incluir o tema Resíduos Sólidos no cotidiano da comunidade, através da educação ambiental permanente, onde sociedade, poder público e empresas tem papel importante nesse processo. A finalidade é iniciar ações que tornem Chapadão do Sul uma cidade sustentável social, econômica e ambientalmente.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece prazos e responsabilidades compartilhadas entre poder público, empresas e consumidores. O foco são as áreas política, econômica, ambiental, cultural e social.

Resíduos Sólidos é tudo aquilo que no passado aprendemos como lixo. A questão Resíduos Sólidos envolve a mudança de hábito, e para facilitar esta tarefa, a educação ambiental criou o conceito dos 3Rs Reduzir, Reutilizar e Reciclar, que hoje já se fala em 7Rs Repensar, Recusar, Reduzir, Reparar, Reutilizar, Reciclar, Reintegrar. São classificados em resíduos orgânicos, inorgânicos, sólidos industriais e especiais.

A Prefeitura Municipal e parceiros, a partir desta semana, inicia ações afim de promover reflexões sobre o tema através do planejamento integrado, responsabilidade compartilhada, inclusão social, valorização econômica e estímulo a produção e consumo sustentável como:

* Divulgar os planos de gestão elaborados ou em elaboração pela prefeitura
Mapa de Oportunidades do PROLOCAL: divulga as oportunidades de negócios potenciais no município
Plano Diretor: estabelece as diretrizes para orientar o planejamento da cidade
Plano Municipal de Habitação de Interesse Social: visa eliminar o déficit habitacional municipal
Plano de Resíduos Sólidos: estabelece as diretrizes para aproveitamento e destinação de resíduos sólidos
Plano de Manejo: estabelece as diretrizes para orientar o manejo da bacia hidrográfica do município
Plano de Saneamento: estabelece as diretrizes para expansão da oferta de água e esgoto no município

* Imprimir e divulgar o Caderno de Sustentabilidade: Gestão de Resíduos Sólidos – Uma Oportunidade para o Desenvolvimento Municipal e para as Micro e Pequenas Empresas elaborado pelo SEBRAE/MS. (Disponibilizar no site da prefeitura no link Chapadão Sustentável)

* Implementar as ações do Projeto de Coleta Seletiva

* Distribuir mudas de árvores e arborizar a cidade

* Desenvolver ações de sensibilização com alunos das escolas municipais

* Apresentar vídeo documentário sobre resíduos sólidos

* Lançar jingle

* Elaborar campanha de marketing para sensibilização da comunidade (outdoors, faixas, banners, flyers, spots na rádio local)

* Criar e lançar o mascote do município

* Realizar concurso para escolha do nome do mascote junto às escolas municipais

* Criar um link “Chapadão Sustentável” no site da prefeitura destinado à divulgação das ações

* Fazer e distribuir camisetas para alunos, servidores municipais e parceiros

* Propor a incorporação de benefícios no PRODICHAP para empresas que adotarem práticas sustentáveis

* Sensibilizar empresas para adoção de programas de eficiência energética

* Propor a criação do selo verde

* Propor caráter sustentável nas obras municipais

* Propor e divulgar práticas sustentáveis através dos conselhos municipais

O projeto e documentos estarão disponíveis no site criado para a semana, no endereço eletrônico: www.chapadaosustentavel.com.br  que possui caráter continuado com programações a serem definidas pelos órgãos municipais e outras instituições/empresas que aderirem as ações de inovação e sustentabilidade.

Todas as ações devem ser avaliadas e monitoradas pela comunidade. Vale lembrar que a união torna o trabalho eficaz. Participe!!!

Maiores informações e/ou sugestões através da: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – SEDEMA e Sala do Empreendedor.

Fonte: O Correio News

Tatu é o mascote do Projeto.

Tatu é o mascote do Projeto.

Print Friendly, PDF & Email