Populações de tubarões somem em ilhas mais povoadas do Pacífico

Grandes populações de tubarões vêm sofrendo enormes baixas nas últimas três décadas no Oceano Pacífico, principalmente os que vivem em arrecifes de ilhas mais povoadas. Essa é a conclusão de um estudo publicado nessa semana na revista científica “Conservation Biology”, que revela uma censo desses animais realizado na região.

Um grupo de pesquisadores da Adminsitração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês) percorreu por 46 ilhas e atóis do Pacífico para comparar as baixas no número de tubarões de arrecifes nesses locais.

“Nós estimamos que o número de tubarões diminuiu substancialmente em torno da ilhas populosas, mais de 90% comparado com aqueles que vivem nos arrecifes mais intocados”, disse Marc Nadon, autor do estudo e cientista do Instituto Conjunto para a Investigação Marinha e Atmosférica (Jimar, na sigla em inglês) da Universidade do Havaí. “Em outras palavras, pessoas e tubarões não se misturam”, reitera Nadon.

Para chegarem às estimativas, Nadon e seus colegas fizeram um censo usando mergulhadores que, conduzidos por pequenas embarcações, fizeram 1.600 mergulhos.

Ao cruzarem esses dados com os das populações ao redor, a complexidade do habitat, as áreas dos arrecifes estudados e medições feitas por satélite da temperatura da superfície do oceano, os pesquisadores concluíram que a presença humana causou enormes efeitos negativos nos arrecifes.

“Ao redor das áreas bastante populosas que nós pesquisamos no Pacífico, como as principais ilhas havaianas, o arquipélago Mariana e a Samoa Americana, vimos uma grande queda no número de tubarões dos arrecifes (…). Nós estimamos que menos de 10% desses tubarões permanecem nessas áreas”, afirma Nadon.

Fonte: G1

Tubarões da espécie Carcharhinus amlyrhynchos são fotografados no atol de Kure, no oceano Pacífico. (Foto: P. Ayotte)

Tubarões da espécie Carcharhinus amlyrhynchos são fotografados no atol de Kure, no oceano Pacífico. (Foto: P. Ayotte)

Print Friendly, PDF & Email