Pesquisas com produção de biocombustíveis são apresentadas em São Paulo

A Embrapa Agroenergia apresentou ontem (26/06), pela manhã, no estado de São Paulo, ações de pesquisa com matérias-primas oleaginosas para o biodiesel, no Biodiesel Congress 2012, e com cana-de-açúcar, no SIMTEC 2012.

Durante sua palestra, o chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Manoel Teixeira Souza Júnior, explanou sobre o óleo de dendê e quais são as perspectivas para sua consolidação como insumo para a indústria brasileira do biodiesel. A apresentação integrou o seminário sobre matérias-primas alternativas da oitava edição do Biodiesel Congress, que acontece até quinta-feira (28), na capital paulista.

No mesmo evento, o pesquisador Alexandre Alonso Alves apresentou os resultados de pesquisas e testes a partir de palmeiras nativas: macaúba, babaçu, inajá e tucumã. Por sua vez, o também pesquisador Bruno Galvêas Laviola falou sobre as perspectivas para o Cultivo Comercial de Pinhão-manso e quais os caminhos para a produção em escala.

Já em Piracicaba/SP, no SIMTEC 2012 – Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia e Energia Canavieira, o pesquisador Hugo Molinari apresentou a palestra “Perspectivas da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico de cana-de-açúcar geneticamente modificada na Embrapa Agroenergia”. O SIMTEC, que acontece até hoje (27), é uma vitrine para o setor sucroenergético, especialmente por fomentar oportunidades de negócios, debates tecnológicos e apresentar as novidades do mercado.

Além da Unidade de Agroenergia, a Embrapa também estava representada pelo pesquisador Paulo Cruvinel, da unidade de Instrumentação, que falou, no inicio da tarde desta terça-feira, sobre prospecção e portfólio de projetos em energia verde para mobilidade.

Mais informações sobre as ações de pesquisa da Embrapa Agroenergia no site da Unidadewww.embrapa.br/cnpae ou pelo telefone (61) 3448.1581.

Fonte: AgoraMS

Os trabalhos de pesquisa com dendê para biodiesel foram apresentados pelo Chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Manoel Souza - Foto: Daniela Collares

Os trabalhos de pesquisa com dendê para biodiesel foram apresentados pelo Chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Manoel Souza - Foto: Daniela Collares

Print Friendly, PDF & Email