Os 5 países líderes em eficiência energética

Além de ter uma das tarifas mais altas, o Brasil não tira o melhor da energia que consome. Num ranking que avaliou a eficiência entre as 12 maiores economias do mundo, o país é o décimo colocado geral.

Realizado pelo Conselho Americano para uma Economia de Energia Eficiente (Aceee), o levantamento avaliou o uso de energiaa partir de 25 indicadores, distribuídos em quatro áreas-chave: indústria, transporte, edificações e esforços nacionais em prol da eficiência energética. Segundo o estudo, um país que usa menos energia para atingir um mesmo resultado, ou mesmo superá-lo, reduz custos e polui menos, criando uma economia mais competitiva.

Ao todo, o Brasil atingiu 41 pontos de um total de 100 possíveis. No item indústria, o país fez 10 pontos, menos da metade da pontuação máxima no quesito, de 14. Já no uso de energia pelo setor de edificações, foram 13 pontos de um total de 28.

O melhor desempenho em termos de eficiência energética veio da área de transporte – 13 pontos de um total de 15, empatando com os Estados Unidos na quinta colocação. E o pior desempenho do país veio do quesito esforços nacionais, que analisa a existência e iniciativas de criação de políticas e legislações específicas para fomentar o uso consciente da energia, como a criação de selos de eficiência: com apenas 5 de um total de 25 pontos possíveis, o Brasil ocupa o último lugar.

Confira, abaixo, os cinco países que se deram melhor no ranking do Aceee.

1- REINO UNIDO
Primeiro colocado no ranking geral, o Reino Unido tem o setor produtivo mais eficiente em energia entre os países analisados, com 18 pontos de um total de 24. Seu segundo melhor desempenho diz respeito aos esforços nacionais para criação de legislações ou políticas que estimulem a eficiência energética, perdendo apenas para a Alemanha e empatando com o Japão.

Quando o assunto é transporte, o Reino Unido se sai tão bem quanto Itália, China e Alemanha, todos com 14 pontos de um total de 23. Já o desempenho mais fraco vem do setor de edificações, com 17 pontos (de 24), rendendo a quarta colocação, ao lado dos Estados Unidos e da Alemanha.

Pontos totais: 67 ( de 100).

2- ALEMANHA
A Alemanha é o segundo país mais eficiente em energia do mundo, segundo o ranking geral da Aceee, perdendo pela diferença de um ponto para o Reino Unido. Seu melhor desempenho (19 pontos de um total de 25 possíveis), vem dos esforços nacionais para melhorar a eficiência energética como um todo.

Nas demais áreas-chave, o país ocupa o 3° lugar no ranking específico de transporte, o 4° em edificações e o 5° em relação ao uso de energia pela indústria.

Pontos totais: 66 (de 100).

3- ITÁLIA
Terceira colocada no ranking da Aceee, a Itália tem o setor de transporte mais eficiente entre os países analisados, empatando apenas com China, Alemanha e Reino Unido, todos com 14 pontos de um total de 23 possíveis. Sua segunda pontuação de destaque diz respeito ao uso de energia pela indústria – o país fez 17 de um total de 24.

Na análise dos esforços nacionais em prol da eficiência energética, a Itália ficou em 5° lugar, com total de 16 pontos entre 25 possíveis. O pior desempenho veio do setor de edificações, que jogou o país para o 7° lugar, ao lado da França, ambos com 16 pontos de um total de 28.

Pontos totais: 63 (de 100).

4- JAPÃO
O Japão é o quarto colocado na lista de eficiência energética da Aceee. Os melhores desempenhos dizem respeito aos esforços nacionais em prol da eficiência energética – com 18 pontos de um total de 25 possíveis, o país empata com o Reino Unido no segundo lugar -, e ao uso de energia pela indústria – também faturou o segundo lugar (com 17 pontos de 24), ao lado da França e da Itália. Já nos rankings específicos de transporte e edificação, o país ocupa, respectivamente, 8° e o 9° lugares.

Pontos totais: 62 (de 100).

5- FRANÇA
No quinto lugar do ranking geral aparece a França, que tem seu melhor desempenho no uso eficiente de energia pelo setor industrial – na avaliação específica, o país empata com Itália e Japão, na terceira colocação, com total de 17 pontos de 24 possíveis.

Pontos totais: 60 (de 100).

Fonte: Planeta Sustentável

Brasil ocupa o décimo lugar num ranking que avaliou a eficiência energética entre as 12 maiores economias do mundo

Brasil ocupa o décimo lugar num ranking que avaliou a eficiência energética entre as 12 maiores economias do mundo

Print Friendly, PDF & Email