fbpx
ONU diz que 1 bilhão de pessoas podem migrar por mudança climática

ONU diz que 1 bilhão de pessoas podem migrar por mudança climática

 mudança climática pode obrigar o deslocamento de até 1 bilhão de pessoas nos próximos 40 anos, afirma relatório divulgado nesta quinta-feira (31) pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), agência especializada da ONU.

O documento aponta que além das catástrofes naturais, conflitos armados em algumas regiões vão influenciar migrações massivas. Eventos como crescimento populacional, urbanização, insegurança alimentar, escassez de água e competição de recursos também podem acentuar os deslocamentos em massa.

De acordo com o Alto Comissário da ONU para refugiados, António Guterres, a interação desses fatores aumenta a instabilidade “num mundo que está se tornando cada vez menor” e necessitado de “políticas internacionais” para o tema.

Desastres
A publicação afirma que migrações e deslocamentos induzidos por mudanças climáticas terão dimensões “sem precedentes”, com previsões que variam entre 25 milhões e 1 bilhão de pessoas afetadas até 2050.

O aumento de temperatura entre 2 e 4 graus Celsius, conforme a estimativa do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) da ONU, poderá causar mudanças dramáticas na disponibilidade de água, nos ecossistemas, na produtividade rural, no risco de desastres e no nível do mar — influenciando as migrações.

Segundo a agência da ONU, tais fatos ressaltam a necessidade de estabelecer um sistema internacional de proteção aqueles que se deslocam em razão do clima, já que a legislação internacional não os reconhece como “refugiados”.

O tema será abordado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada no Brasil a partir do dia 13 de junho e que contará com cerca de cem chefes de Estado.

“O deslocamento global é um problema internacional que exige soluções internacionais – e com isso, quero dizer principalmente soluções políticas”, alertou o chefe da Acnur.

Fonte: G1

ONU diz que 1 bilhão de pessoas podem migrar por mudança climática
ONU diz que 1 bilhão de pessoas podem migrar por mudança climática

Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.