fbpx

Novos modelos de produção e consumo na pauta do World Economic Forum América Latina

A sétima edição do World Economic Forum (WEF) América Latina está sendo realizada na cidade de Puerto Vallarda, no México, de 16 a 18 de abril. São esperados mais de 900 líderes regionais e mundiais de 70 nações para debater a transformação da região em um novo cenário global no evento. Reconhecer o poder das transformações regionais, entender seus riscos e encontrar caminhos inovadores para responder aos desafios atuais e futuros da América Latina são os princípios norteadores desta edição. O Akatu participa do encontro com o objetivo de levar o consumo consciente e o debate sobre novos modelos de negócios à agenda do Fórum.

Hoje, como parte da programação do WEF, realiza-se um debate transmitido pelo canal alemão Deutsche Welle, sobre a Conferência Mundial do Meio Ambiente, a Rio+20. O ponto de partida das discussões são os desafios da América Latina para se colocar como líder global nos novos caminhos de uma economia verde. Oportunidades para essa liderança regional, melhorias no acesso e no gerenciamento de água, uso sustentável de energia, aumento do mercado de trabalho verde e segurança alimentar foram algumas das pautas do debate.

O diretor-presidente do Akatu, Helio Mattar, como membro do Conselho de Consumo Sustentável do WEF, participa do programa de televisão junto com Alicia Barcena Ibarra, da ECLAC – Comissão Econômica das Nações Unidades para a América Latina e Caribe; Rogelio Granguillhome Morfin, da Agência Mexicana para o Desenvolvimento da Cooperação Internacional; Ingo Ploger, Presidente Brasil do CEAL – Conselho Empresarial da América Latina; e Eduardo Wanick, Presidente da DuPont América Latina. O debate é moderado por Carlos de Vega, correspondente e apresentador do canal de televisão Deutsche Welle.

Sustainable Growth Summit 2012
No último dia 16, foi realizado o segundo Sustainable Growth Summit, encontro que acontece no âmbito WEF, e reúne empresários e empreendedores sociais com o objetivo de construir possibilidades de garantir desenvolvimento sustentável e bem-estar às pessoas a partir de novos modelos de produção e consumo. Os temas centrais de discussão este ano foram transporte sustentável, matéria-prima e energia limpa. O diretor-presidente do Akatu, Helio Mattar, que também é membro da rede de Empreendedores Sociais da Fundação Schwab, participou desse momento do WEF. “Uma das principais contribuições deste encontro é a troca de ideias que permite intensificar experiências testadas, bem sucedidas e que estão sendo realizadas na nossa região”, relata.

Diversos líderes regionais declararam interesse em implementar parcerias público-privadas em favor da sustentabilidade que sejam mais eficientes e capazes de ganhar escala na América Latina. Segundo os participantes do debate, sustentabilidade e crescimento verde na América Latina são premissas para o desenho de novos modelos negócios. O principal desafio levantado foram as características específicas dessa região que está longe de atender a um modelo homogêneo e pré-definido.

Assista ao teaser do encontro.

Acompanhe os debates no site do WEF América Latina.

Fonte: Akatu

Akatu participa da sétima edição do encontro; líderes de mais de 70 países se reúnem para debater economia verde, sustentabilidade e Rio+20
Akatu participa da sétima edição do encontro; líderes de mais de 70 países se reúnem para debater economia verde, sustentabilidade e Rio+20

Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.