fbpx
A feira foi iniciada a partir de componentes do projeto Livraria Ecológica do Brasil. | Foto: Blog Livraria Ecológica

Moradores do Complexo do Alemão trocam material reciclável por livro

Pela primeira vez, moradores do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, puderam trocar materiais recicláveis por conhecimento. Isto foi possível por meio da feira ecológica realizada na comunidade na sexta-feira, 3 de agosto, quando garrafas PET e latinhas de alumínio foram trocadas por livros. O evento foi iniciado por um grupo de moradores do Complexo da Maré, pertencentes ao projeto Livraria Ecológica do Brasil.

Segundo Ingrid Gerolimich, superintendente de território e cidadania da Secretaria Estadual do Ambiente, responsável pela ação, a estimativa era distribuir 2,5 mil livros de diversos gêneros literários e educacionais até o fim do evento, que terminou às 17h. Ela comentou que a feira buscou incentivar a leitura e alertar a população sobre a importância da preservação ambiental.

“A gente tenta trabalhar a formação humana. Entendemos que esta iniciativa foi importante, não só para os alunos da Fábrica Verde, mas para a comunidade do Alemão como um todo”, afirmou à Agência Brasil. O projeto Fábrica Verde foi implementado no Complexo do Alemão em outubro de 2011 e permite a alunos transformar o lixo eletrônico em computadores novos.

Ingrid alertou que projetos como os da feira ecológica devem ser disseminados para outras comunidades pacificadas. “É importante porque eles [os participantes] levam daqui e vão falar sobre esta feira, sobre esta ação com os familiares e amigos. Então, a ideia vai crescendo e com isso a gente consegue bons resultados”, ressaltou.

De acordo com o coordenador do projeto Livraria Ecológica do Brasil, que apoia a iniciativa no Complexo do Alemão, Demésio Batista da Silva, o próximo passo é montar uma biblioteca, com aproximadamente seis mil livros. “O primeiro passo foi este, fazer esta feira do livro para atrair as pessoas e incentivar a leitura. O objetivo principal deste evento é captar leitores para a gente montar a biblioteca, além de estar incentivando a preservação do meio ambiente.”

Fonte: EcoD

FanPage AmbientalSustentávelCurta nossa página do facebook
A feira foi iniciada a partir de componentes do projeto Livraria Ecológica do Brasil. | Foto: Blog Livraria Ecológica
A feira foi iniciada a partir de componentes do projeto Livraria Ecológica do Brasil. | Foto: Blog Livraria Ecológica

Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.