Modelo novo de loja da rede Pão de Açucar contempla “supermercado verde”

A rede Pão de Açúcar prossegue investindo no nicho de alimentação saudável e boas práticas. A direção do grupo identificou hà alguns anos esta tendência e percebeu uma melhora na margem de ganho sobre alimentos de mais responsabilidade com a saúde, com a boa forma e com um estilo de vida preocupado com a longevidade.

De certa forma tem sido uma fonte de lucros importante para a marca. É notório, por exemplo, que a venda de hortaliças e verduras de certificação orgânica têm preço mais elevado e embute um retorno comercial melhor. A mesma coisa no arroz: vale mais à pena vender menor quantidade de arroz 5 grãos ou 7 grãos ou arroz preto do que vender muita quantidade de arroz branco. E assim em relação a muitas outras linhas de produtos.

Procurando contemplar um formato de espaço mais apropriado e que materializa essa tendência foi inaugurada uma loja diferenciada na Granja Viana, no município de Cotia na Grande São Paulo. É uma loja com alguns princípios sustentáveis, que incentiva boas práticas junto ao meio ambiente, capricha nos serviços de conveniência e pretende aumentar o foco sobre produtos certificados , naturais e funcionais.

O bairro da Granja Viana na Grande São Paulo foi escolhido por, apesar de ser de pequeno porte, abrigar uma das lojas antigas que mais recolhe materiais de reciclagem nos pontos de coleta. É uma região que ainda conversa bastante vegetação, as pessoas têm uma vida de “sítio” e tem forte produção de horti-frutigranjeiros no entorno.

Foi escolhido um método de menor impacto ambiental na construção da loja na Av São Camilo, elaborado um sistema de racionalidade de energia, instalado “caixas verdes” de coleta de pilhas, baterias, celulares, lixo eletrônico e também instalados postos de coleta de lixo de coleta seletiva.

Nas gôndolas há uma presença maior do que o habitual de alimentos com fibras, com certificações de orgânicos, biodinâmicos, de composição natural e uma grande variedade de grãos. O setor de peixes presta serviços aos clientes interessados em transformar seu peixe adquirido em sashimi.

Segunda a direção do grupo Pão de Açúcar estão sendo contatadas famílias de produção agrícola da região para que sejam fornecedoras da loja e assim tenham mais facilidade para sua subsistência. Usar os produtos locais é uma forma de economizar logística, manter e vender mais frescos os alimentos e girar a economia na própria municipalidade.

A experiência com esta loja pode redundar na abertura de outras neste gênero de “supermercado verde”.

Fonte: Gastronomia Sustentável

Print Friendly, PDF & Email