fbpx
De acordo com o governo, mais de 5,5 milhões de famílias foram beneficiadas pela iniciativa

México entra no Guinness por distribuir lâmpadas econômicas

O programa Luz Sustentable, promovido pelo governo do México com o apoio do Banco Mundial, acaba de entrar para o livro dos recordes, o Guiness Book, por ter substituído cerca de 22,9 milhões de lâmpadas incandescentes por modelos mais econômicos, fluorescentes, que duram 10 vezes mais e consomem 80% menos energia.

Para realizar o feito, o governo espalhou mais de mil pontos de troca pelo país. Os interessados deveriam levar aos locais indicados quatro lâmpadas incandescentes, uma conta de luz e a identidade. Em troca, ganhavam, gratuitamente, quatro lâmpadas fluorescentes.

De acordo com o governo, mais de 5,5 milhões de famílias foram beneficiadas pela iniciativa, sendo que, cada um delas, economizou cerca de 18% nas contas de luz dos meses seguintes à substituição das lâmpadas. O meio ambiente também saiu ganhando: com a troca, o país economizou 1,4 GWh de energia – o equivalente ao consumo anual do Estado mexicano de Colima – e deixou de emitir 700 toneladas de CO2.

Guinness é só o começo

Apesar de já ter conseguido entrar para o livro dos recordes, o governo do México quer mais. O projeto Luz Sustentable entra, agora, em sua segunda fase, cuja meta é atingir a marca de 40 milhões de lâmpadas incandescentes trocadas por modelos fluorescentes.

A dinâmica da iniciativa será a mesma. A única diferença é que, desta vez, as pessoas que não participaram da primeira fase do projeto levarão quatro lâmpadas incandescentes aos postos de substituição e, em troca, receberão oito fluorescentes. Aqueles que fizeram parte da primeira fase podem participar novamente, mas trocarão quatro incandescentes por quatro fluorescentes.

Fonte: Exame.com

FanPage AmbientalSustentávelCurta nossa página do facebook
De acordo com o governo, mais de 5,5 milhões de famílias foram beneficiadas pela iniciativa
De acordo com o governo, mais de 5,5 milhões de famílias foram beneficiadas pela iniciativa

Publicado

em

, , ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.